Confira o passo a passo para realizar o cadastro de adolescentes no grupo prioritário da vacinação
Quando a vacinação do grupo estiver aberta, importante destacar que antes de se dirigir ao ponto de imunização o paciente deverá conferir o nome cadastrado no site da SMS.
Salvador iniciou nesta terça-feira (27/7) o cadastro dos adolescentes de 12 aos 17 anos com comorbidades e deficiência física, elencadas no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a vacinação contra a Covid-19.
Também na terça-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no PNI contra a Covid-19 e que aqueles com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados. A inclusão será iniciada após envio da primeira dose para a vacinação de adultos com mais de 18 anos.
“Nossa expectativa é atingir a população acima de 18 anos vacinada até o começo de setembro. A partir daí, vamos discutir a redução no intervalo da dose da Pfizer, assim a gente avançaria com a segunda dose em um número maior de pessoas e também os abaixo de 18 anos”, explicou o ministro.
Com isso, a lista de ´prioritários da capital baiana subsidiará a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no planejamento da imunização desse grupo, assim que o governo federal em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite habilitarem o público para estratégia. Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma virtual para viabilizar o cadastramento das pessoas com comorbidade residentes na capital baiana. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza a mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.
“Nossa cidade é reconhecida nacionalmente pela eficiência e bom planejamento na aplicação da vacinação. Disponibilizamos uma ferramenta que deverá ser utilizada pelos médicos, a fim de atestarem a comorbidade dos seus pacientes para que os mesmos tornem-se aptos à vacinação. Quando tivermos a sinalização do governo federal e CIB para iniciar a aplicação da vacina desse público, já teremos a lista para que possamos fazer o melhor planejamento da estratégia”, explicou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.
Confira o passo a passo para a realização do cadastro:
1- O portador da comorbidade ou deficiência com a idade entre 12 e 17 anos deve procurar o médico onde é acompanhado – tanto da rede pública quanto da rede privava;
2- O médico fará a avaliação do paciente e verificará se o mesmo está dentro das comorbidades e deficiências elencadas pelo Plano Nacional de Imunização;
3- Caso esteja elegível, o médico incluirá o nome do paciente na lista de habilitados para campanha de vacinação contra Covid-19 através do portal;
4- Quando a vacinação do grupo estiver aberta, importante destacar que antes de se dirigir ao ponto de imunização o paciente deverá conferir o nome cadastrado no site da SMS.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.