Reutilização de garrafas de plástico descartáveis pode causar problemas à saúde, indica estudo canadense
Garrafas reutilizadas se tornam cultivos para bactérias e podem liberar resíduos que fazem mal ao corpo humano
A reutilização de garrafas de água plásticas descartáveis pode causar problemas para a saúde. Foi o que indicou uma pesquisa da pesquisadora Cathy Ryan, doutora em estudos hídricos pela faculdade de Calgary, no Canadá. De acordo com a pesquisa, devido ao ambiente úmido e escuro, em constante contato com material biológico, como saliva e secreções do corpo, as garrafas se tornam ambientes propícios para a proliferação de bactérias que causam enfermidades no corpo humano.
O estudo foi realizado com 75 amostras de água de garrafas de plástico utilizadas por alunos do ensino básico por meses sem lavagem. Ao final dos testes, a pesquisa concluiu que aproximadamente dois terços das amostras excediam os níveis bacterianos recomendados. E 10 das 75 amostras apresentaram níveis de coliformes fecais acima do limite aconselhado.
OUTROS PROBLEMAS
A pesquisa canadense indicou ainda que a lavagem das garrafas com sabão pode diminuir a proliferação de bactérias, mas, afirma Ryan, esse não é o único problema no reuso dos itens. As garrafas podem conter bisfenóis, compostos presentes em plásticos e resinas, principalmente no policarbonato - identificado pelo símbolo de reciclagem "7".
Estes compostos, se em grande presença no corpo humano, podem aumentar ou diminuir a ação dos hormônios. Pesquisas citadas pela canadense indicam que esse composto foi diagnosticado em aumento na urina de cerca de 60% das pessoas que usam garrafas de água de plástico com esse material. E não adianta "esterilizar" na água quente, pois o contato do plástico a altas temperaturas acelera a liberação do bisfenol.
LEIA MAIS: Com vias totalmente liberadas, trânsito volta a fluir em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!