"Flurona": Israel divulga 1º caso de infecção dupla por Covid-19 e gripe, mas com 3 ocorrências situação não é novidade no Ceará

Os casos de flurona foram detectados pela primeira vez nos Estados Unidos (EUA), durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19.

Por Da Redação.

"Flurona": Israel divulga 1º caso de infecção dupla por Covid-19 e gripe, mas com 3 ocorrências situação não é novidade no Cearáilustrativa

O primeiro caso de contágio simultâneo pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pelo vírus Influenza, conhecido como "flurona", em Israel foi detectado em uma mulher grávida não vacinada, confirmou o Ministério da Saúde israelense. Flurona é uma designação definida a partir dos termos "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus).

A mulher recebeu alta em 30 de dezembro, após ser tratada com sintomas leves derivados dessa infecção dupla, informou o jornal Times of Israel.

Os casos de flurona foram detectados pela primeira vez nos Estados Unidos (EUA), durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19.

Os especialistas do Ministério da Saúde israelense acreditam que haja casos semelhantes, ainda não identificados, quando quase 2 mil pessoas estão internadas por gripe e, ao mesmo tempo, os casos positivos da variante Ômicron do SARS-CoV-2 estão aumentando no país.

A circulação dos vírus Influenza e SARS-CoV-2 é preocupante e de alto risco para a população, especialmente os cidadãos mais vulneráveis, já que as duas doenças afetam o sistema respiratório superior, alertaram especialistas.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ômicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde, foi notificada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram registradas infecções em pelo menos 110 países.

REGISTRO NÃO É NOVIDADE NO CEARÁ

Segundo publicação de O Povo, no Ceará isso não é mais novidade: o estado já contabiliza pelo menos três casos de “flurona”. Conforme o jornal, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que os diagnosticados são dois bebês de um ano e um homem de 52 anos. As crianças chegaram a ser internadas em unidades de saúde privadas, mas já receberam alta. Já o adulto cumpre isolamento domiciliar e vem sendo monitorado por uma equipe médica.

Ainda de acordo com a publicação, os casos foram registrados nas duas últimas semanas de dezembro, em Fortaleza, segundo a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), vinculada à Sesa. Exames de sequenciamento genético deve apontar, nos próximos dias, por quais variantes do coronavírus e da Influenza eles foram infectados.

LEIA MAIS: Dose de reforço para quem tomou vacina da Janssen será aplicada nesta segunda-feira, em Salvador; entenda

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.