Farmácia Popular passa a ter gratuidade em 41 medicamentos
Agora, os 41 medicamentos do programa estão sendo disponibilizadas gratuitamente nas farmácias associadas
Por Da Redação.
Nesta quinta-feira (13/2), o Ministério da Saúde anunciou a total isenção do programa Farmácia Popular. Agora, os 41 medicamentos do programa estão sendo disponibilizadas gratuitamente nas farmácias associadas.
- A ação deve favorecer diretamente e de maneira imediata mais de 1 milhão de indivíduos anualmente.
- Os maiores favorecidos serão os idosos, que antes tinham que pagar uma parte do medicamento, mas que agora poderão retirá-los sem custo.
- Com a expansão da isenção, as fraldas geriátricas passam a ser disponibilizadas sem custo para o público abrangido, incluindo indivíduos com 60 anos ou mais.
- A Dapagliflozina, remédio usado para tratar diabetes associada a problemas cardiovasculares, também será disponibilizada sem custo para a população.
![Foto: Rodrigo Nunes | Ministério da Saúde](https://adm.aratuon.com.br/assets/31c448d6-3412-4de7-a487-4677fd76ad51.jpg?width=1280&format=webp&)
Foto: Rodrigo Nunes | Ministério da Saúde
A ministra Nísia Trindade anunciou durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília. Ela recordou que, em 2024, o programa Farmácia Popular beneficiou 24 milhões de indivíduos, com a meta de ampliar esse número para 2025.
“Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação", disse a ministra da Saúde.
Foto: Ilustração | Freepik
Segundo a pasta, de 2022 a 2024, o governo federal aumentou em quase 20% o número de indivíduos atendidos pelo Farmácia Popular, alcançando cerca de 4 milhões de indivíduos beneficiados.
Também haverá a expansão do credenciamento para farmácias privadas situadas em cidades que ainda não são cobertas pelo programa Farmácia Popular.
LEIA MAIS: Remédio para câncer comum em crianças passará a ser ofertado pelo SUS
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).