Ex-secretário do Ministério da Saúde diz que CoronaVac é a vacina que mais previne mortes por Covid
Segundo o levantamento citado por ele, a CoronaVac previne em até 97% as mortes de pessoas infectadas. O estudo leva em consideração pacientes que tomaram as duas doses do imunizante.
O ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e atual secretário de Serviços Integrados de Saúde do Supremo Tribunal Federal (STF), Wanderson de Oliveira, afirmou que a vacina CoronaVac é o imunizante que mais protege contra casos graves da Covid-19. A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan.
Segundo o levantamento citado por Oliveira, a CoronaVac previne em até 97% as mortes de pessoas infectadas. O estudo leva em consideração pacientes que tomaram as duas doses do imunizante, e também analisou as taxas de eficácia contra casos graves das outras vacinas como, da Astrazeneca (90%), Pfizer (80%), Janssen (85%) e Sputnik V (85%).
"A vacina está cumprindo o papel dela: evitar gravidade de casos críticos. Baseado nesses dados, nas informações do sistema oficial do Ministério da Saúde, a vacina se prova mais uma vez eficaz", disse o ex-secretário, ao UOL. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já autorizou o uso emergencial da CoronaVac em maiores de 18 anos. O reconhecimento da entidade internacional atesta a eficácia.
LEIA MAIS: Pesquisa da Uefs e Fiocruz aponta variante de Manaus em pessoas assintomáticas em Feira de Santana
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.