Especialistas encontram aliado contra o coronavírus; veja como foram os testes
Especialistas encontram aliado contra o coronavírus; veja como foram os testes
O vinho tinto pode ser um aliado contra o coronavírus. Isso é o que aponta um estudo realizado pela Federação Espanhola de Enologia. O levantamento confirma uma experiência realizada em 2017, por cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Os especialistas concluíram que componentes presentes na bebida "poderiam deter o avanço da gripe e limitar os seus sintomas".
A Federação se reuniu com especialistas da comunidade médica e de associações internacionais de enólogos, e disse que “a sobrevivência do coronavírus no vinho parece impossível, porque a combinação simultânea da presença de álcool, um ambiente hipotônico [líquido em que a concentração do soluto é menor do que a concentração do solvente] e a presença de polifenóis [substâncias naturais antioxidantes] impedem a vida e a multiplicação do próprio vírus”.
Com isso, a possibilidade de contaminação de garrafas e embalagens “parece ser muito remota, se não estatisticamente inexistente, tendo em vista a curta vida do vírus e a ausência de um hospede vivo 'biológico' positivo”. A Federação assegura que “o consumo moderado de vinho, desde que levado a cabo de forma responsável, pode contribuir para uma melhor higiene da cavidade bucal e da faringe, onde é comum o vírus alojar-se numa eventual infecção”.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.