Saúde

Entrega de vacinas de Oxford para Covid-19 é adiada para 2021; Anvisa ainda fará análise após receber doses

Entrega de vacinas de Oxford para Covid-19 é adiada para 2021; Anvisa ainda fará análise após receber doses

Por Da Redação

Entrega de vacinas de Oxford para Covid-19 é adiada para 2021; Anvisa ainda fará análise após receber dosesilustrativa/Pexels

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta sexta-feira (2/10) que a entrega das vacinas da Universidade de Oxford foi adiada para 2021. O medicamento já estava sendo testado em diversos estados, incluindo a Bahia, e as primeiras doses oficiais deveriam chegar em dezembro, mas agora serão recebidas um mês depois.


Pazuello informou que o contrato admite mudanças no prazo de entrega. "Ficou para iniciar em janeiro a entrega inicial de 30 milhões. Na sequência, 70 milhões de insumos, de farmacológicos, para fabricar no Brasil, pela Fiocruz. Há uma cláusula no contrato permitindo o adiantamento das fases de entrega ainda neste ano, mas vai depender do desenvolvimento", explicou, em entrevista à CNN. 


Apenas depois da entrega da vacina ocorrerá a certificação da Anvisa, imprescindível para que ela seja aplicada nos brasilieros. "Quanto à velocidade da certificação, aceleração de fases, eu não tenho essa posição hoje, é uma posição específica da Anvisa. Vamos esperar a Anvisa se posicionar. Assim que tivermos a autorização, tivermos a vacina, começamos a vacinar", informou o ministro.


Por outro lado, Pazuello salientou que as vacinas serão disponibilizadas a todos de forma gratuita. "É importante deixar claro que todas as vacinas que o SUS adquirir serão para todos os brasileiros", prometeu.


A reação adversa de um dos voluntários, que causou a paralisação dos testes, seria um dos motivos para o atraso da entrega das doses, segundo a reportagem. Outro ponto seria a alta demanda, visto que diversos países estão negociando a compra do medicamento, mas a Universidade de Oxford prometeu que o Brasil será uma das primeiras nações a receber essas vacinas.


LEIA MAIS: Shoppings, bares e comércio terão horários ampliados em Salvador a partir de segunda, anuncia Prefeitura


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.