Embaixador da China confirma que insumos para vacinas chegarão ao Brasil nos próximos dias
Em publicação feita em seu perfil no Twitter, o embaixador da China revelou que os insumos devem ser suficientes para produzir 16,6 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19.
O Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo fundamental para a produção de vacinas, deve chegar ao Brasil nos próximos dias, confirmou o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, nesta quinta-feira (20/5). O anúncio foi feito durante videoconferência do embaixador com membros do Fórum dos Governadores.
De acordo com Wanming, as remessas serão destinadas tanto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), quanto ao Instituto Butantan. Em publicação feita em seu perfil no Twitter, o embaixador da China revelou que os insumos devem ser suficientes para produzir 16,6 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19.
Na conversa com o Fórum dos Governadores informei a liberação dos novos lotes de IFA pra produzir no total 16. 6 milhões de doses da Coronavac e Vacina AstraZeneca, que chegarão no🇧🇷 nos próximos dias. A🇨🇳, fraterna com o povo brasileiro, está comprometida em parceria de vacinas. pic.twitter.com/RZ7NKMvKUi
— Yang Wanming (@WanmingYang) May 20, 2021
PRODUÇÃO PARADA
Por falta de insumos, a produção da vacina CoronaVac, está paralisada desta a última sexta-feira (14). De acordo com a instituição, a falta de matéria-prima ocorreu por problemas burocráticos, provocados por declarações de membros do governo brasileiro sobre a China. O governo brasileiro nega que estejam ocorrendo problemas diplomáticos e credita a falta de insumos a um problema mundial.
Já a Fiocruz, responsável pela produção da vacina de Oxford/Astrazeneca, suspendeu hoje a produção de vacinas, de forma temporária. Em nota, a fundação informou que a expectativa é que os insumos cheguem no sábado (22), e que a produção seja retomada na próxima terça (25).
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.