"É uma loucura! Vai acontecer nada", diz Neto sobre Bolsonaro mandar abrir praias
"É uma loucura! Vai acontecer nada", diz Neto sobre Bolsonaro mandar abrir praias
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), se mostrou, nesta sexta-feira (5/6), surpreso e, ao mesmo tempo, revoltado com a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que defendeu a liberação de acesso às praias, fato proibido em várias cidades do Brasil, inclusive na capital baiana. Segundo o presidente, a Advocacia-Geral da União (AGU) vai emitir um parecer favorável sobre o assunto.
"Eu não vi essa declaração. Espero que não seja verdade! Caso seja verdade, vai acontecer a mesma coisa quando ele incluiu salão de belezas, barbearias e academias de esportes como atividade essenciais [dia 11 de maio]. Ou seja, nada! O STF [Supremo Tribunal Federal] já definiu que isso caberá aos governadores e prefeitos", disse o gestor, se referindo à decisão do ministro Dias Tóffoli.
"Veja como isso pode virar uma bola de neve. Ele [Bolsonaro] libera a praia e o prefeito vai e é obrigado a interditar a orla. Quem perde com isso? As pessoas. Aqui , em Salvador, não interditei a orla. As pessoas estão fazendo os exercícios. É uma loucura! Só estamos passando por isso pela postura do presidente, que não iniciou um diálogo com os governadores e prefeitos. Agora, estamos aqui lutando para superar essa pandemia", ressaltou.
A declaração de Bolsonaro aconteceu na noite de quinta-feira (4/6) durante sua live semanal. "O Governo Federal vai opinar favoravelmente para aquela pessoa ir à praia. Agora, o juiz de cada cidade, que vai recepcionar esses mandados de segurança, é que vai decidir se o João pode ir para a praia ou não. Eu não vejo nada demais ir para a praia, praia é saúde", afirmou.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.