Cientistas da Unicamp criam o "SprayCov" que mata o vírus e protege máscara por 48 horas
Cientistas da Unicamp criam o "SprayCov" que mata o vírus e protege máscara por 48 horas
Por Da Redação.
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um spray que, ao ser aplicado sob máscaras de algodão, forma uma barreira de proteção que mata o coronavírus em apenas um minuto. Batizado de SprayCov, ele mantém 99,99% de sua eficácia nas 48 horas seguintes à aplicação.
O líquido usa sais de cobre, que segundo os pesquisadores, já são aplicados em larga escala na agricultura. "Nossa fórmula não é um agente sanitizante como o álcool 70 ou o hipoclorito de sódio que usamos na limpeza. Esse é um processo para tornar a máscara capaz de inativar o vírus", explica Marisa Masumi Beppu, professora titular da Faculdade de Engenharia Química e fundadora do Laboratório de Engenharia e Química de Produtos (Lequip), da Unicamp.
Primeiramente, a tecnologia foi pensada para uso em equipamentos de proteção individual (EPIs) dos profissionais de saúde que lidam diretamente com pessoas infectadas com o vírus. Mas logo se viu que o spray também poderia ser aplicado em máscaras de algodão. De posse dos resultados alcançados, a Agência de Inovação Inova Unicamp entrou com um processo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial para patentear o SprayCov e está oferecendo a tecnologia a empresas com potencial para levá-la ao mercado.
O custo para aplicar o SprayCov nas máscaras foi calculado pelos pesquisadores em pouco menos de R$ 0,02 por máscara.
LEIA MAIS: Técnico de enfermagem, PM salva bebê engasgada na Bahia; "coloquei no meu antebraço"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).