Fica no celular enquanto está no vaso? Hábito pode estar atrelado a aumento de casos de hemorroida
O estudo foi publicado na National Library of Medicine e realizado pela Universidade Yuzuncu Yl, na Turquia, que estudou a relação entre hemorroidas e o uso de smartphones no banheiro
Antes, os "bons e velhos amigos" na hora de fazer as necessidades fisiológicas eram revistas, jornais e livros. Com a chegada da tecnologia, os aparelhos celulares acabaram se tornando os companheiros preferidos para esta "hora sagrada". Mas sabia que este hábito pode ser prejudicial para a saúde?
Segundo estudo publicado na National Library of Medicine e realizado pela Universidade Yuzuncu Yl, na Turquia, o tempo em que ficamos sentados no vaso sanitário, distraídos, "rolando o feed", gera uma pressão na região anal, o que pode facilitar o aparecimento de hemorroidas e dores na barriga.
Para os pesquisdores, "já é se esperar um aumento da doença hemorroidária na sociedade moderna". "As pessoas, hoje, preferem um estilo de vida mais sedentário e participam de uma dieta pobre em fibras, rica em alimentos ricos em calorias e gorduras em comparação com as gerações anteriores. Além disso, os smartphones invadiram quase todos os aspectos da vida cotidiana", diz o artigo.
Para que o estudo fosse realizado, cerca de 100 pacientes - com e sem hemorroida -, com idades entre 16 e 65 anos, foram examinados durante sete meses. Segundo os investigadores, as pessoas que tinham o costume de levar o celular para o banheiro, faziam mais força para evacuar, mesmo quando isto já não era mais necessário, dilatando, desta maneira, os vasos sanguíneos das veias do reto, levando ao surgimento das hemorroidas.
O ato de levar o aparelho para o banheiro pode facilitar a contaminação do aparelho com coliformes fecais e contribuir para a proliferação de bactérias. E vale lembrar: mesmo que suas mãos sejam lavadas após o uso do sanitário, o aparelho não será higienizado e continuará contaminado.
LEIA MAIS: Homem e mulher são baleados durante ação da PM em “paredão” na Capelinha de São Caetano
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!