Brasil ultrapassa 55 mil casos de dengue; 4 mortes foram confirmadas
Na Bahia, porém, o número de casos prováveis de dengue caiu nas duas primeiras semanas epidemiológicas de 2025
Em 2025, o Brasil já confirmou quatro mortes causadas pela dengue, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O governo também investiga outras 62 mortes com a dengue como possível causa. O número de casos suspeitos da doença ultrapassa os 55 mil, com mais de 29 mil registros somente no estado de São Paulo.
Na Bahia, porém, o número de casos prováveis de dengue caiu nas duas primeiras semanas epidemiológicas de 2025: este ano, de 29 de dezembro a 13 de janeiro, foram registrados 336 casos. No mesmo período de 2024, esse número era de 1.445.
+ Bahia tem mais mortes por dengue em 2024 do que soma de últimos 8 anos
A dengue é uma doença febril provocada pelo vírus dengue (DENV), transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. A doença tende a ser mais prevalente durante o verão, período em que as chuvas aumentam e favorecem o surgimento de criadouros para o mosquito, como água acumulada em galões e tonéis.
Os principais sintomas da dengue incluem febre acima de 38°C, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. Em casos graves, a doença pode evoluir para complicações como extravasamento de plasma, hemorragias e comprometimento de órgãos, podendo levar ao óbito.
Prevenção e cuidados
O Ministério da Saúde recomenda medidas de prevenção, que incluem:
- Tampar caixas d’água, ralos e pias;
- Higienizar bebedouros de animais de estimação;
- Descartar pneus velhos com o serviço de limpeza urbana ou, se necessário, armazená-los em local coberto, protegido da água;
- Retirar a água acumulada em bandejas externas de geladeiras e bebedouros e lavá-los com água e sabão;
- Limpar calhas e lajes, colocando areia nos cacos de vidro em muros;
- Colocar areia nos vasos de plantas;
- Amarrar bem os sacos de lixo e evitar o descarte irregular de resíduos;
- Realizar inspeções semanais em casa para identificar focos de larvas.
Além disso, é recomendado o uso de repelentes e a instalação de telas, especialmente em regiões com maior incidência da doença.
Tratamento e cuidados médicos
O tratamento da dengue é principalmente baseado na reposição adequada de líquidos, conforme orientação médica. As recomendações incluem:
- Repouso e ingestão de líquidos;
- Evitar a automedicação e procurar atendimento médico imediato em caso de sangramentos ou sinais de alarme;
- Realizar retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.
A prevenção continua sendo a melhor forma de combate à doença. A população deve estar atenta a locais que possam acumular água, como pratos de vasos de plantas, caixas d'água mal vedadas e ralos pouco utilizados, além de pneus e garrafas, que também podem servir como focos de reprodução do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A doença tende a ser mais prevalente durante o verão, período em que as chuvas aumentam e favorecem o surgimento de criadouros para o mosquito. | Foto: José Cruz/Agência Brasil
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).