Apenas residentes de Salvador: confira como será a vacinação contra gripe na capital baiana nesta terça-feira
Os postos também estão aplicando a dose de reforço das crianças vacinadas em 2021 pela primeira vez na vida (ou seja, a 2ª dose será ofertada às crianças que tiveram contato com a vacina a primeira vez no ano passado).
Apenas residentes com Cartão SUS de Salvador e que não tomaram o imunizante contra a gripe em 2021 poderão ser vacinados contra a doença, nesta terça-feira (11/1), na capital baiana. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), podem ser vacinadas as pessoas com idade igual ou superior a seis meses de idade.
Os postos também estão aplicando a dose de reforço das crianças vacinadas em 2021 pela primeira vez na vida (ou seja, a 2ª dose será ofertada às crianças que tiveram contato com a vacina a primeira vez no ano passado).
Este ano, pouco mais de 820 mil pessoas da população em geral receberam a vacina contra gripe na capital baiana. Desse total, o público alvo corresponde a 445 mil pessoas, 63% de cobertura. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.
"A imunização continua sendo a forma mais eficaz para proteção contra gripe. Por isso estamos convocando todos os indivíduos residentes da capital baiana e com o cartão SUS da cidade para comparecerem aos postos e atualizar a situação vacinal. Manter a utilização da máscara também é outra medida importante de contingência de disseminação do vírus da gripe”, explicou Andréa Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da cidade.
SURTO DE GRIPE
Salvador está vivendo um surto de casos de influenza. De acordo com Andréa a situação é configurada pelo elevado número de casos registrados em um curto espaço de tempo.
Entre 2021 e 2022, 1.064 casos de influenza e 48 óbitos foram contabilizados esse ano na cidade. “São casos predominantemente do vírus da influenza H3N2 que estão circulando de maneira mais intensa desde o final de novembro. Por esse motivo ligamos o sinal de alerta e estamos convocando a população prioritária para realizar a vacinação e ampliar o percentual de cobertura vacinal. Com isso, esperamos conter o avanço dos casos e quebrar a cadeia de transmissão na capital”, afirmou a diretora.
CONFIRA OS PONTOS
Drive-thru - 8h às 18h
Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos II), 5 Centro de Saúde, Shopping Bela Vista (09h às 18h), Unijorge (Paralela)
Pontos Fixos
8h às 16h: USF Antônio Lazarotto, USF Frei Benjamin, USF Capelinha de São Caetano, USF Parque de Pituaçu, USF Joanes Leste, Bahia Outlet Center (09h às 16h), USF Joanes Centro Oeste
8h às 17h: USF São João do Cabrito, USF Alto do Cruzeiro, USF Alto da Terezinha, USF Fazenda Coutos I, USF Estrada da Cocisa, USF João Roma, USF Vila Canária, USF Dom Avelar, UBS Pires da Veiga, USF Nova Brasília, Multicentro Liberdade
8h às 18h: 5º Centro de Saúde, Multicentro Amaralina, Estação da Lapa, UBS Nelson Pihauy Dourado, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras IV, USF Mussurunga I, Estação Mussurunga, USF Fernando Filgueiras, 16 Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, Mercado Bompreço (Armação) e UBS Manoel Vitorino.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.