Anvisa desobriga uso de máscaras facial em voos e aeroportos; entenda
A proteção foi implementada em dezembro de 2020, no auge da pandemia da Covid-19 no país.
Na tarde desta quarta-feira (17/8), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, por unanimidade, pela a suspensão do uso obrigatório de máscara facial em aeroportos e aeronaves do Brasil. A proteção foi implementada em dezembro de 2020, no auge da pandemia da Covid-19 no país.
Para eles, a máscara ainda é nescessária em espaços públicos fechados, mas deixa de ser obrigatória. De acordo com os técnicos, os uso da mesma passa de uma medida de saúde coletiva para um “compromisso de responsabilidade individual”.
A medida passa a valer quando a decisão for publicada no Diário Oficial da União. O relator do processo, o diretor Alex Machado Campos, pediu ao diretor-presidente da Anvisa para que isto ocorra ainda hoje.
A obrigatoriedade de máscaras faciais em aeroportos já foi debatida pela Anvisa em outras reuniões deste ano, mas tinha sido mantida até então.
Em 22 de maio, por exemplo, a agência permitiu que os serviços de alimentação a bordo das aeronaves fosse retomado, mas não suspendeu o uso obrigatório de máscaras. De acordo com o Jornal de Brasília, a Anvisa alegou nesta quarta que a mudança de posicionamento sobre o tema foi motivada em partes pela portaria emitida pelo Ministério da Saúde em 22 de abril, que declarou o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pelo novo coronavírus. Também foram considerados o cenário internacional da pandemia, o comportamento sazonal do vírus, a quantidade atual de mortes diárias e a capacidade de atendimento na rede pública de saúde.
Segundo os membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, há uma estabilização com tendência de queda no cenário epidemiológico da Covid no Brasil e, após reunião com epidemiologistas e infectologistas, as projeções não apontaram que a suspensão da obrigatoriedade de máscaras não teria impacto no número mortes pelo coronavírus.
LEIA MAIS: Por que Pablo Reis ficou careca? Conheça o transplante capilar que "fez a cabeça" do apresentador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!