Anvisa avalia pedidos de importação da vacina Sputnik V; reunião extraordinária está marcada para às 18h
O imunizante é produzido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcou para esta segunda-feira (26/4), às 18h, uma reunião extraordinária da diretoria colegiada para avaliar os pedidos de estados e municípios para importação da vacina Sputnik V, usada na imunização contra a Covid-19. O imunizante é produzido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.
A reunião de deliberação foi marcada dentro do prazo estipulado pela lei e de acordo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que determinou a análise da questão dentro do prazo de 30 dias.
Na terça-feira (27/4), a Anvisa deve analisar o pedido de uso emergencial da combinação dos medicamentos banlanivimabe e etesevimabe para o tratamento da Covid-19. Os remédios são produzidos pela farmacêutica Eli Lilly do Brasil. O pedido foi protocolado no dia 30 de março.
Na quinta-feira (29/4), a diretoria colegiada também vai se reunir para a 8ª reunião ordinária, na qual serão discutidas pautas relacionadas às áreas de regulação da agência.
BAHIA E NORDESTE
O Consórcio de governadores da Região Nordeste comprou 37 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, a Sputnik V. A Bahia tem contrato para receber doses do imunizante, mas depende de aprovação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária.
"A Anvisa convidou os governadores do Nordeste e do Norte do país para uma reunião e todos, assim como eu, estavam com uma grande expectativa de que ela fosse anunciar a autorização de importação da vacina Sputnik, que nós assinamos o contrato. Depois de três horas de reunião, com muita burocracia, chega a informação de que eles [a Anvisa] vão precisar ir na Rússia para poder saber se autoriza ou não a vacina", explicou o governador Rui Costa no dia 6 de abril.
LEIA MAIS: Consórcio Nordeste receberá vacina Sputnik V antes de Bolsonaro, diz colunista
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.