Anvisa aprova medicamentos para diabetes, câncer de mama e angioedema
Entre os medicamentos está o Tzield (teplizumabe), indicado para retardar o início do diabetes tipo 1 estágio 3 em pacientes a partir de 8 anos que já estejam no estágio 2
Por Dinaldo dos Santos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou novos medicamentos para tratamento do diabetes tipo 1, câncer de mama e angioedema hereditário. Os registros foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (9).

Entre os medicamentos está o Tzield (teplizumabe), indicado para retardar o início do diabetes tipo 1 estágio 3 em pacientes a partir de 8 anos que já estejam no estágio 2. A doença é autoimune, geralmente surge na infância e pode provocar complicações cardíacas, renais e oculares.
Também foi aprovado o Datroway, destinado ao tratamento de adultos com câncer de mama irressecável ou metastático, com receptor hormonal positivo e HER2 negativo, que já tenham passado por terapia endócrina e ao menos uma linha de quimioterapia.
Outro medicamento autorizado é o Andembry (garadacimabe), indicado para prevenir o angioedema hereditário, doença genética rara que provoca inchaços repentinos e dolorosos na pele, mucosas e órgãos internos.
Anvisa faz alerta sobre canetas emagrecedoras
Há pouco mais de um mês, a Anvisa emitiu um alerta sobre a utilização de canetas para tratamento de obesidade e diabetes sem acompanhamento médico adequado e para doenças que não estão aprovadas nas bulas dos medicamentos.
No documento divulgado, foi citado o aumento de notificações de casos de pancreatite associados ao uso do Ozempic, Saxenda e Mounjaro.

O aviso da agência abrangeu todos os medicamentos que continham dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida, incluindo todas as canetas registradas no país. No Reino Unido, cerca de 19 mortes foram associadas ao uso do medicamento, o que gerou um alerta em relação ao medicamento.
LEIA MAIS: SAC realiza atendimento exclusivo para idosos neste sábado; confira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).