Centro de referência de anemia falciforme amplia e diversifica assistência a pacientes na Bahia

O Centro Rilza Valentin funciona das 7h às 19h

Por Mateus Xavier.

Centro de referência de anemia falciforme amplia e diversifica assistência a pacientes na BahiaDivulgação

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Anemia Falciforme Rilza Valentim, no bairro do Garcia, em Salvador, é referência no tratamento à doença genética diagnosticada no teste do pezinho. O local funciona das 7h às 19h, com assistência multidisciplinar a todos os pacientes. 

Para quem precisa passar por atendimento, é necessário ir para a triagem hematológica, para uma avaliação específica. Após isso, o paciente solicita atendimento, a partir do envio de um e-mail para [email protected]. Para os pacientes que já são acompanhados pelo serviço, as consultas podem ser agendadas pelos telefones (71) 3116-5675 ou 3116-5676, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou por e-mail, no endereço ([email protected].) 

ESTRUTURA Além dos consultórios, farmácia, sala de transfusão, agência transfusional, o espaço também tem sala de fisioterapia e brinquedoteca para as crianças em tratamento. Ao todo, são cerca de seis mil pacientes cadastrados, que tiveram o atendimento ampliado em 25% da capacidade, com a inclusão de outras especialidades em saúde. O atendimento no centro é totalmente gratuito e para todo o estado.

A doença falciforme se apresenta, principalmente, com sintomas como anemia crônica e dor severa, que decorre da má circulação sanguínea, sendo, ainda, das condições genéticas e hereditárias mais comuns no mundo. A Bahia tem grande incidência da doença, considerando que mais de 76% da sua população é composta por negros. O estado é seguido pelo Rio de Janeiro em número de casos. 

LEIA MAIS: Cardiologista alerta sobre os riscos do consumo de bebidas energéticas; saiba mais

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.