AO VIVO Últimas Notícias
08/05/2023 13h57 | Atualizado em 08/05/2023 13h58

Lágrimas de alegria podem ser diferentes das de tristeza; especialista explica o “fenômeno”

As lagrimas ou o fluido lacrimal, como são conhecidas oficialmente, tem diferentes composições

Lágrimas de alegria podem ser diferentes das de tristeza; especialista explica o Foto: Free Pick
Mateus Xavier

Derramar algumas lágrimas pode “lavar a alma” e nos ajudar a superar momentos difíceis, porém, em situações felizes, ela também aparece para nos fazer “transbordar”. As lágrimas, ou o fluidos lacrimais, como são conhecidas oficialmente, têm diferentes composições, a depender do motivo pelo qual elas são liberadas pelo nosso corpo.

Estudo feito pela fotógrafa RoseLynn Fischer mostra que as lágrimas de tristeza, alegria, risada e até as causadas por cortar cebola, têm formatos diferentes quando cristalizadas e colocadas em um microscópio.

Motivado por esse curiosa descoberta, o Aratu On conversou com o médico Otacílio Maia Jr., especializado em oftalmologia, que explicou sobre os diferentes tipos de lágrimas. Ele diz que elas são produzidas pela glândula lacrimal, e a depender da situação que justifica a existência do fluido, vão acabar saindo com uma composição diferente.

“A lágrima comum é composta por água, sais minerais, proteína e gordura. Porém, caso seja necessária uma maior liberação, por exemplo, quando somos atingidos por algum corpo estranho (poeira), a lágrima passa menos tempo no olho, o que pode reduzir a quantidade de gordura, alterando sua composição”, diz.

Ainda segundo o médico, elas podem ser divididas em três grupos: basal, reflexo e psicogênico. “A basal é a produzida no dia a dia, a de reflexo é provocada por algum evento agressor que chegue aos olhos e a psicogênica é devido a algum envolvimento emocional”.

Confira abaixo as fotos que mostram diferentes composições nas lágrimas: 

Lágrimas de exaltação de Rose-Lynn Fisher (Foto: Reprodução)

Lágrimas de exaltação de Rose-Lynn Fisher (Foto: Divulgação)

 

Lágrimas de Redenção de Rose-Lynn Fisher (Foto: Divulgação)

Lágrimas de redenção de Rose-Lynn Fisher (Foto: Divulgação)

 

Lágrima coletada após cortar cebola (Foto: Divulgação)

Lágrima coletada após cortar cebola, do tipo reflexa (Foto: Divulgação)

 

Lágrima coletada após se expor à imagem de um ídolo (Foto: Divulgação)

Lágrima basal que foi coletada após se exposição à imagem de um ídolo (Foto: Divulgação)

LEIA MAIS: Vício no TikTok causa sintomas parecidos com os do abuso de drogas, diz psiquiatra: “Irritabilidade, insônia e ansiedade”

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!