AO VIVO Últimas Notícias
28/11/2022 20h50 | Atualizado em 28/11/2022 20h52

Duas novas subvariantes da ômicron são identificadas em São Paulo

Até o momento, não é possível afirmar que as novas linhagens sejam mais preocupantes.

Duas novas subvariantes da ômicron são identificadas em São Paulo Foto: ilustrativa/Pixabay
Beatriz Bulhões

Mais duas subvariantes da ômicron foram identificadas em pacientes de Santo André e São Caetano do Sul, cidades da região metropolitana de São Paulo. As  novas linhagens foram confirmadas após análise de três casos de covid-19 pelo centro universitário da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Segundo a FMABC, os casos derivam da subvariante BQ.1, que tem mutações genéticas que dificultam o reconhecimento e a neutralização do vírus pelo sistema imunológico. Dos três casos analisados, dois são das linhagens BQ.1.1.17 e BQ.1.18, que ainda não tinham sido identificadas no Brasil. As informações são do UL.

Os três pacientes de São Paulo apresentaram sintomas leves de covid, sem maiores complicações. Até o momento, não é possível afirmar que as novas linhagens sejam mais preocupantes.

"Conforme surgem novas mutações sempre temos algumas alterações no número de casos, mas isso não impacta necessariamente na gravidade", explicou Beatriz da Costa Aguiar Alves, pesquisadora e coordenadora do setor de Biologia Molecular do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!