AO VIVO Últimas Notícias
09/11/2022 13h35 | Atualizado em 09/11/2022 19h07

Com nova variante preocupando, comprovação da vacina pode voltar a ser exigida na Bahia; veja lista de locais

O pedido vem após informações da chegada no Brasil da nova variante da covid-19, chamada de BQ.1, e da possibilidade de uma nova onda da doença.

Com nova variante preocupando, comprovação da vacina pode voltar a ser exigida na Bahia; veja lista de locais Foto: divulgação
Mateus Xavier

O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (Cesab), órgão que fiscaliza e delibera o SUS no estado, recomendará ao Governo e às Prefeituras da Bahia o retorno da obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacina da Covid-19 em espaços de grande concentração de pessoas. 

O pedido vem após informações da chegada no Brasil da nova variante da Covid-19, chamada de BQ.1, e da possibilidade de uma nova onda da doença. Conforme a Cesab, a recomendação é indicada no intuito de controlar e reduzir a contaminação pela variante do coronavírus.

Os locais orientados a seguir são hospitais, unidades de saúde, órgãos públicos, aeroportos, rodoviárias, metrô, ferry boat, escolas, academias, shoppings centers, bares, restaurantes, hotéis, cinemas, teatros, museus, festas e estádios.

A BQ.1 é derivada da variante Ômicron e, diferente de outras cepas, sua característica principal é um escape muito maior da proteção das vacinas.

No Brasil, já são contabilizadas 688.395 mil mortes pelo coronavírus, segundo dados do JHU CSSE COVID-19 Data.  Na Bahia, atualmente, a cobertura vacinal da 3ª dose para maiores de 18 anos ainda está em 69%, número considerado menor do que o esperado, uma vez em que o estado já está com o reforço da 4ª dose em vigor. 

O Conselho prevê que essa é a medida mais eficaz para evitar os casos de contaminação, visto que a imunização é umas das ferramentas mais eficiente e segura para prevenir doenças infecciosas.

O Ministério da Saúde afirma que já foram recebidas doses da vacina, que serão destinadas para crianças de seis meses a menores de 3 anos com comorbidades, que serão distribuídas para os estados, mas ainda não há uma data.

Segundo o último boletim informativo da Covid-19, publicado pelo concelho no dia 4 de novembro, 94 casos da doença estão ativos, ao todo, nos 417 municípios da Bahia. Em outubro, foram duas mortes. 

LEIA MAIS: Tarifa começará a ser cobrada no BRT a partir de sexta em Salvador, com integração

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!