Nos últimos dias, o cantor cearense Wesley Safadão apareceu em várias manchetes após revelar ter um problema de saúde na coluna bastante conhecido: a hérnia de disco. Por causa das dores intensas que sentia, que o impossibilitavam de se apresentar, o artista precisou cancelar diversos shows de São João na Bahia, em cidades como Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Jacuípe, Ibicuí, Eunápolis, Itiruçu e Salvador.
No começo de julho, o cantor, que não respondia mais a tratamentos mais comuns, com repouso e fisioterapia, precisou passar por uma cirurgia. Em entrevista ao Fantástico no último domingo (17/7), Safadão relatou: "Para respirar, doía. Se eu quisesse encher o meu pulmão, eu sentia dor. Eu sentia muitas, muitas pinçadas assim, sabe? Era na perna direita, era na perna esquerda".
O dançarino, cantor e árbitro de futebol baiano, conhecido como Fabety Boca de Motor, também está passando por um momento difícil por conta de dores fortes na coluna. Ele, que não tem condições de fazer os exames necessários e ainda não sabe qual é o diagnóstico, contou à TV Aratu que não está conseguindo realizar tarefas básicas do dia-a-dia:
"Minha vida está muito dolorida. Eu tenho que descer para tomar banho, estou fazendo um esforço desnecessário e por isso a dor aumenta".
CAUSAS E SINTOMAS
Para entender melhor o que é a hérnia de disco, como identificá-la e tratá-la, o Aratu On conversou com o ortopedista Heitor Gottschall, que também deu dicas de como evitar que o problema comece e se agrave. Os principais sintomas, como aponta o profissional, são: "d or, perda de força muscular, queimação, formigamento e perda da sensibilidade nas pernas ou nos braços".
"Entre as vértebras, existe um tecido fibrocartilaginoso, chamado de disco intervertebral, que é um amortecedor. Esse disco é composto por um tecido central gelatinoso, circunscrito por um tecido periférico de colágeno. Quando o disco degenera, o núcleo central sai, e pode comprimir um dos nervos que inervam as pernas ou os braços, sendo chamado de hérnia de disco", explica o médico.
Ainda de acordo com o profissional, existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, que podem ser genéticos, relacionados à idade, ao tabagismo e à prática de atividades que forçam muito a coluna ao longo da vida. Trabalhos em que a pessoa passa muito sentada e com má postura também são fatores de risco:
"Os profissionais que realizam suas atividades laborais mantendo uma má postura, como, por exemplo, pegar um objeto no chão de forma errada ou se sentar de forma errada, correm mais riscos".
INTERNAMENTO
No caso de Wesley Safadão, que já trata a hérnia de disco há anos, o internamento e a cirurgia foram necessários porque, como contou ao Fantástico, o cantor tem uma vértebra a mais na lombar. Essa vértebra extra deixa o canal por onde passam os nervos da região mais estreitos, aumentando as chances deles serem atingidos caso a pessoa tiver uma hérnia de disco.
Mas, geralmente, como ressalta o ortopedista, o tratamento é feito à base de analgésicos, repouso e fisioterapia, se necessário.
"A primeira opção no tratamento de uma hérnia de disco é o tratamento conservador, sendo indicado analgésicos ou anti-inflamatórios, repouso entre um a três dias, retorno às atividades diárias e pratica de exercícios ativos com brevidade, sendo mais indicado realizar com fisioterapeuta".
Se a dor se tornar insuportável, impedindo a pessoa de fazer as atividades cotidianas, aí a internação para tomar medicamentos intravenosos pode se tornar necessária.
"Outra indicação de internamento e possível cirurgia é quando o paciente apresenta, de forma progressiva ou súbita, perda de força muscular, alterações na sensibilidade ou alterações nos reflexos tendinosos. No caso de Wesley Safadão, ele teve o diagnóstico de hérnia de disco na coluna lombar, apresentando sintomas de dor intensa na coluna lombar e nas partes íntimas. Apresentou também sintomas como dormência nas nádegas e nas pernas. Neste caso, foi indicado realizar o procedimento cirúrgico para a remoção da hérnia de disco, para melhorar os sintomas e ajudá-lo a retornar o mais rápido possível aos palcos".
Mas, e para evitar que a hérnia de disco aconteça? Tem como? Tem, sim! O ortopedista Heitor Gottschall dá algumas dicas: "Ter uma boa alimentação, se hidratar, não fumar, realizar exercício físico e manter uma boa postura para realizar as atividades da vida diária e durante o trabalho. Resumindo, ter uma vida saudável".
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!
Fonte: Bruna Castelo Branco