O Ministério da Saúde fará monitoramento à distância da saúde da população pelo telefone. Os brasileiros irão receber uma ligação perguntando sobre sintomas, doenças pré-existente e pessoas na área de risco.
Mas, atenção: essas ligações serão feitas apenas pelo número 136. Se o identificador de chamadas mostrar um número diferente desse, há grande chance de ser uma tentativa de golpe.
LEIA MAIS: Brasil registra mais de 50 mortes por coronavírus nas últimas 24h e chega a 299 vítimas fatais
“Fizemos um algoritmo que faz disparo de ligações para 125 milhões de brasileiros. Esses disparos estão ligados em um grande data center, que irá nos ajudar a antecipar o nome das pessoas, onde elas estão, se são grupo de risco, com quem convivem. Vamos disparar as ligações, então não se espantem se o seu telefone tocar. É como se fosse uma consulta, por meio de uma voz artificial, que vai fazer uma triagem”, explicou o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.
Essa ação também permitirá o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, permitindo o acompanhamento do estado de saúde durante todo o período. Caso a pessoa apresente piora dos sintomas, será orientada por um profissional de saúde a procurar um posto de saúde ou hospital de referência.
O @minsaude já começou a fazer os telefonemas para monitorar a distância a saúde da população. No identificador de chamadas, o número que aparece é o 136. Atenda e responda. pic.twitter.com/6XAL1T61vG
— Rádio Senado (@RadioSenado) April 2, 2020
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação