A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) registrou uma queda de cerca de 50% de redução nos estoques e no número de candidatos a doação de sangue em toda a Bahia. A instituição adotou medidas para evitar a disseminação do coronavírus, como evitar aglomerações e higienizar os centros de doação com mais frequência.
Em comparação ao mesmo período no mês anterior, entre 13 e 24 de fevereiro, 5.168 pessoas procuraram o hemocentro para fazer doação. Já no mês de março, apenas 2.646 pessoas tentaram doar. Com isso, o nível do estoque de todos os tipos sanguíneos com fator RH negativo é considerado crítico.
"A demanda de sangue não para. Mesmo diante da pandemia, procedimentos de emergência continuam e muitas pessoas no estado precisam do tratamento com hemocomponentes para sobreviver. Nossa equipe está trabalhando com a busca ativa de doadores e agendamento de doações para organizar os voluntários e evitar a aglomeração de pessoas. É importante que as pessoas que possam doar sangue, agendem a sua doação e venha direto para o hemocentro, evitando circular em muitos ambientes e voltem imediatamente para casa", alerta o diretor geral da instituição, Fernando Araújo.
Além disso, candidatos que estiveram em locais com transmissão comunitária do covid-19 estão proibidos de doar por 30 dias, assim como aqueles que mantiveram contato com pacientes diagnosticados com o coronavírus. Aqueles que contraíram o vírus, devem aguardar 90 dias após o desaparecimento completo dos sintomas do covid-19 para poder voltar a doar.
O órgão orienta que interessados façam marcação de horário para fazer a doação. Ela pode ser agendada por meio da internet, pelo e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-5621.
LEIA MAIS: Papa convida cristãos a rezar juntos contra pandemia nesta quarta-feira; veja vídeo
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação