12 por 8 agora é pressão alta no Brasil? Entenda nova diretriz
Mudança foi divulgada na quinta-feira (18) no 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia
Por Thiago Conceição.
O Brasil passa a ter uma nova diretriz de saúde: a pressão em 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão. O novo cenário foi divulgado na quinta-feira (18) no 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em São Paulo.
A novidade tem como objetivo principal reforçar a prevenção e alertar os médicos para a necessidade de cuidados mais efetivos com alguns pacientes.
“A intenção é iniciar precocemente o cuidado com o paciente que apresenta valores entre 12 por 8 e 13,9 por 8,9 (120-139 mmHg sistólica e/ou 80-89 mmHg diastólica), antes que ele desenvolva uma hipertensão de fato. O cuidado nesse momento é focado em mudança de estilo de vida, evitando a necessidade de um tratamento farmacológico, por exemplo”, explica a cardiologista e professora da Faculdade Zarns e Unesulbahia, Dra. Lucélia Magalhães, que também atuou como escritora da nova diretriz.
A médica acrescenta que controlar outras taxas de outras condições de saúde também pode ser essencial para evitar o quadro de hipertensão arterial. “Além de fazer atividade física, reduzir o consumo de sal e focar em uma alimentação saudável, o paciente também deve buscar (junto ao seu médico) medidas que controlem fatores de risco como diabetes, obesidade e, principalmente, dislipidemia, ou seja, o aumento do colesterol total”, pontua.
12 por 8 agora é pressão alta no Brasil
Antes da mudança anunciada pelos órgãos da área de Cardiologia, Hipertensão e Nefrologia, era aceitável manter a pressão em até 14 por 9 como meta de tratamento de saúde. Com o novo cenário, recomenda-se que a pressão esteja em 13 por 8 para todos os pacientes que já são hipertensos, independente do sexo ou idade.
Lucélia Magalhães ainda reforça os cuidados com a hipertensão, de modo a evitar que a doença se estabeleça. “Hipertensão é uma doença muito grave, silenciosa e que pode ser fatal. Se não controlada, pode levar a complicações irreversíveis como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca. É essencial estar atento à saúde e sempre estar buscando um médico para receber as orientações adequadas”, conclui.
Vale reforçar que a nova diretriz de saúde, com a pressão em 12 por 8 considerada pré-hipertensão, é chancelada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) tem como objetivo principal reforçar a prevenção e alertar os médicos para a necessidade de cuidados mais efetivos com alguns pacientes.
Cenário da hipertensão no país
Um em cada quatro brasileiros sofre de pressão alta, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). A pasta recomenda ações como adoção de um estilo de vida saudável, exercícios físicos e a atenção para exames de rotina.
Cuidados para evitar pressão alta
A população pode conseguir medicamentos para hipertensão em unidades básicas de saúde e nas unidades do programa Farmácia Popular, que são fornecidos pelo SUS.
No âmbito da alimentação saudável, existem frutas que podem ajudar no controle da pressão alta. Então vale a atenção para aquilo que consumimos no dia a dia.
Leia também:
+Cordões de girassol podem ser distribuídos no SUS; entenda o projeto
+Bahia projeta que 40% da população terá mais de 60 anos até 2070
+Paciente recupera a visão após cirurgia rara que implanta dente no olho
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).