Você tem um anjo da guarda? O que a tradição diz sobre o 2 de outubro
A crença no Anjo da Guarda está presente no catolicismo e em diferentes tradições espirituais
Por Dinaldo dos Santos.
Fiéis católicos do mundo inteiro celebram, nesta quinta-feira, 2 de outubro, uma data especial: o Dia do Anjo da Guarda. A crença, presente no catolicismo e em diferentes tradições espirituais, atravessa séculos e desperta curiosidade até entre os mais céticos.
Afinal, quem nunca ouviu a expressão 'meu anjo da guarda' ao escapar de um perigo ou viver uma coincidência difícil de explicar?
A devoção ganhou força no século XVII, quando a Igreja Católica instituiu oficialmente a festa dos Anjos da Guarda, em 2 de outubro. A ideia é simples, mas poderosa: cada pessoa teria um anjo designado por Deus para protegê-la, aconselhá-la e conduzi-la nos momentos mais difíceis.
Para além da fé, os estudiosos apontam que a crença também simboliza a necessidade humana de sentir-se acompanhado, amparado por algo maior e invisível.
Papa Francisco conversou sobre o Anjo da Guarda
Segundo publicação do Vatican News, em várias homilias, o saudoso Papa Francisco, falecido em abril deste ano , falou da importância dos Anjos da Guarda em nossa vida.
Em 02 de outubro de 2018, fez a seguinte pergunta aos fiéis: "Vocês conversam com o seu Anjo? Vocês conhecem o nome dele? Vocês ouvem o seu Anjo?"
De acordo com Francisco, que foi considerado um espírito superior na terra pelo médium Divaldo Franco, também já falecido, a presença e o papel dos Anjos em nossa vida é ainda mais importante, porque eles não somente nos ajudam a caminhar bem, mas nos mostram também onde devemos chegar.
"O nosso Anjo não está somente conosco, mas vê Deus Pai. Está em relação com Ele. É a ponte cotidiana, desde a hora em que nos levantamos até a hora em que vamos dormir. Ele nos acompanha. É uma ligação entre nós e Deus Pai", disse o pontífice.
Orações ao Anjo da Guarda no Brasil
No Brasil, orações ao anjo da guarda fazem parte do imaginário popular, repetidas desde a infância em casas, escolas e igrejas. Ainda hoje, milhões de pessoas recorrem a essa figura espiritual em busca de proteção, seja antes de dormir, em viagens ou diante de decisões importantes.
A devoção, no entanto, também desperta debates: seria o anjo um ser real, uma metáfora da intuição ou apenas tradição cultural?
Independentemente da resposta, o 2 de outubro se mantém como um convite à reflexão. Talvez o fascínio pelos anjos da guarda não esteja apenas no desejo de proteção divina, mas também na lembrança de que ninguém precisa caminhar sozinho.
LEIA MAIS: Mega-Sena sorteia R$ 7,5 milhões nesta quinta; veja dicas para ganhar
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).