Corpus Christi vira feriado no Rio de Janeiro; mas não era?

O estado do Rio de Janeiro transformou o Dia de Corpus Christi em feriado estadual. Até então, a data religiosa era considerada ponto facultativo federal

Por Dinaldo dos Santos.

Em uma decisão histórica aprovada nesta quinta-feira (23 de outubro de 2025), o Estado do Rio de Janeiro transformou o Dia de Corpus Christi em feriado estadual. Até então, a data religiosa era considerada ponto facultativo federal, o que significa que sua observância dependia de atos administrativos e poderia variar conforme governos estaduais ou municipais.

Corpus0christi Pexels

Aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e sancionada como Lei nº 11.002/2025, a mudança faz do Rio o primeiro entre os 27 entes federativos a elevar Corpus Christi ao status de feriado estadual.

Corpus Christi no Rio: impasse na Câmara

Uma semana antes de a Alerj aprovar em primeira discussão o projeto que transforma o Dia de Corpus Christi em feriado no Estado do Rio de Janeiro, o tema provocou impasse na Câmara Municipal carioca. Pela legislação federal, cada município pode instituir apenas quatro feriados locais — sendo um deles, obrigatoriamente, a Sexta-feira Santa.

No Rio, duas dessas datas já estão ocupadas: o dia de São Sebastião (20 de janeiro), padroeiro da cidade, e o de São Jorge (23 de abril). Restaria, portanto, apenas uma vaga. O debate entre os vereadores girou em torno de reservar esse espaço para Corpus Christi ou, futuramente, para o Dia do Evangélico, celebrado em 31 de outubro. A discussão chegou a entrar na pauta do plenário, mas a sessão foi interrompida antes de uma definição.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) manifestou-se contra a criação de novos feriados, alegando possíveis impactos econômicos e o risco de desgaste político junto a diferentes grupos religiosos. Apesar disso, três vereadores católicos — Rogério Amorim (PL), Vera Lins (Progressistas) e Márcio Santos (PV) — defenderam a proposta, destacando o valor simbólico da data para os fiéis.

Integrantes da bancada evangélica, por sua vez, afirmaram não haver articulação para transformar o Dia do Evangélico em feriado. Já o líder do governo na Câmara, Márcio Ribeiro (PSD), defendeu que o assunto fosse tratado com cautela, lembrando que, tradicionalmente, a prefeitura decreta ponto facultativo em Corpus Christi, mesmo sem que a data tenha o status de feriado.

Tapetes de Corpus Christi: fé e arte

Uma das manifestações mais emblemáticas da celebração do Corpus Christi são os tradicionais tapetes coloridos que enfeitam as ruas por onde passa a procissão.

Tapetes Corpus Christi 01

Essa manifestação de arte e fé reforçam o brilho das celebrações em todo o país. Feitos com materiais simples como serragem, sal, areia, flores, borra de café e até materiais recicláveis, os tapetes se transformam em verdadeiras obras artísticas a céu aberto.

LEIA MAIS: Novo decreto regulamenta atividade dos transportadores escolares em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.