VÍDEO: Deputado Renato Freitas (PT) troca socos com homem

Segundo a assessoria, parlamentar reagiu a abordagem de agressor que o perseguiu por várias quadras, com ofensas de caráter racista e ideológico

Por Da redação.

Fonte: Massa News, SBT News

O deputado estadual Renato Freitas (PT) fraturou o nariz após ser agredido por um homem no centro de Curitiba (PR), na manhã desta quarta-feira (19).

De acordo com nota oficial divulgada pela assessoria do parlamentar, o agressor ainda não foi identificado e teria iniciado a abordagem sem qualquer motivo aparente.

Deputado Renato Freitas Do Pt Troca Socos Com Homem Em Curitiba Pr

A assessoria relata que o deputado caminhava pela região central quando foi abordado pelo homem, que iniciou uma série de ataques verbais. Em seguida, o agressor passou a perseguir Freitas por algumas quadras até incitar um confronto físico. Testemunhas registraram parte da briga em vídeo.

+Projeto Antifacção: veja votos dos deputados baianos na Câmara

Após o soco que fraturou seu nariz, o homem continuou com provocações, como: “Não é você o famosinho?”. Depois, chamou o parlamentar de “vereador do PSOL” cargo que Freitas não ocupa.

+Na Antena 1, Mário Kertész comenta fim do Banco Master e crise na segurança

Segundo o deputado, a fala reforça o caráter ideológico e racista do ataque, especialmente às vésperas do Dia da Consciência Negra.

+De vendedor de abadás à CredCesta: quem é Augusto Lima, preso pela PF

Assessoria fala em avanço do extremismo

Na nota oficial, a equipe afirma que a agressão estaria ligada ao “ódio contra políticos de esquerda” e ao “avanço do extremismo direitista”, que alimentaria violências contra corpos negros.

Freitas foi encaminhado ao hospital após sofrer a fratura no nariz.

Leia a nota completa da assessoria:

“Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o deputado estadual Renato Freitas (PT) foi vítima de uma agressão racista na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Curitiba. Um homem, até então de identidade desconhecida, abordou o parlamentar e iniciou uma série de ataques, sem motivo aparente.

O agressor perseguiu o deputado por algumas quadras e incitou um confronto físico. Renato reagiu às agressões, quando foi atingido com um soco no nariz.

Após o golpe, o homem continuou provocando o parlamentar com frases como ‘Não é você o famosinho?’ e, em seguida, chamando Renato de ‘vereador do PSOL’, o que demonstra o caráter ideológico e racista do ataque. Mesmo sem reconhecer o real cargo político ocupado por Renato, o agressor age motivado pelo ódio contra políticos de esquerda.

O deputado Renato Freitas fraturou o nariz e foi encaminhado ao hospital.

Esta não é a primeira vez que Renato Freitas é alvo de violência racial e política enquanto acessa os espaços da cidade. Isso é reflexo do avanço do extremismo direitista que assola o Paraná e inflama o ódio contra a esquerda. E o racismo é o elemento que permite que o ódio se transforme em violência física contra corpos negros.”

Até a publicação desta matéria, o homem que aparece nas imagens da briga ainda não foi identificado.

Quem é Renato Freitas?

Renato Freitas, de 42 anos, é nascido em Sorocaba (SP), é jurista, político, ativista e ex-líder estudantil.

Renato Freitas

Ele é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), exerce atualmente o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná.

O nome do parlamentar passou a circular intensamente no Brasil e no exterior após sua participação em um protesto pelo assassinato de Moïse Kabagambe, congolês morto em um quiosque do Rio de Janeiro, em 2022.

O deputado se declara socialista e marxista. É considerado parte da ala mais à esquerda do PT e costuma criticar políticas econômicas adotadas por governos do próprio partido, incluindo medidas de Fernando Haddad no terceiro mandato de Lula e de Joaquim Levy no segundo mandato de Dilma Rousseff.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.