Venezuela: militares reconhecem Delcy Rodríguez como presidente e Trump faz ameaça

Declaração foi dada em pronunciamento do ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López

Por Juana Castro.

As Forças Armadas da Venezuela reconheceram Delcy Rodríguez como presidente interina do país, segundo comunicado lido neste domingo (4) pelo ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López. O anúncio ocorre um dia após a captura de Nicolás Maduro em uma operação conduzida pelos Estados Unidos.

Militares reconheceram Delcy Rodriguez como presidente interina da Venezuela | Foto: reprodução

Durante o pronunciamento, Padrino afirmou que os militares endossam “a decisão da Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça, datada de 3 de janeiro de 2026, pela qual a cidadã Delcy Eloina Rodríguez Gómez, vice-presidente Executiva da República, é designada para assumir, em caráter interino, todas as atribuições, deveres e poderes de presidente da República Bolivariana da Venezuela”.

O ministro da Defesa declarou ainda que parte significativa da equipe de segurança de Maduro morreu durante a operação que resultou na prisão do ex-presidente no sábado (3). Segundo ele, não há, até o momento, um número oficial de vítimas.

“As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas repudiam veementemente o sequestro covarde do cidadão Nicolás Maduro Moros, Presidente Constitucional da República Bolivariana da Venezuela, nosso comandante-em-chefe, e de sua esposa, a primeira-dama dra. Cilia Flores de Maduro; ato perpetrado ontem, sábado, 3 de janeiro do corrente ano, após o assassinato a sangue frio de grande parte de sua equipe de segurança, soldados e civis inocentes”, disse.

+ Brasil e mais 5 países divulgam comunicado conjunto sobre ataque dos EUA à Venezuela

Padrino classificou a ação norte-americana como uma ameaça grave à ordem internacional e afirmou que tropas foram mobilizadas em todo o território venezuelano para “garantir a soberania”.

“Se hoje foi contra a Venezuela, amanhã pode ser contra qualquer Estado, qualquer país”, afirmou o general.

Nicolás Maduro está detido nos Estados Unidos, onde deverá responder a acusações de narcoterrorismo e outros crimes.

Trump ameaça nova liderança venezuelana

Também neste domingo (4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Delcy Rodríguez “pagará um preço muito alto” caso não coopere com o governo norte-americano. A declaração foi feita por telefone à revista The Atlantic.

“Se ela não fizer o que é certo, pagará um preço muito alto, provavelmente maior do que Maduro”, disse Trump, em tom de ameaça, segundo a publicação.

Conforme a revista, Trump declarou que não aceitará o que chamou de rejeição desafiadora de Rodríguez à intervenção militar dos Estados Unidos que resultou na captura de Maduro. Durante a conversa, o presidente norte-americano afirmou ainda que a Venezuela pode não ser o último alvo de ações semelhantes.

“Precisamos da Groenlândia, com certeza”, afirmou Trump, descrevendo a ilha, que pertence à Dinamarca, como “cercada por navios russos e chineses”.

Ao comentar o futuro da Venezuela, Trump declarou: “Sabe, reconstruir lá e mudar o regime, chame como quiser, é melhor do que o que vocês têm agora. Não pode piorar.”

Trump disse que EUA vai governar Venezuela | Fotos: reprodução/redes sociais

Ataque dos Estados Unidos à Venezuela deixa 40 mortos

ataque realizado pelos Estados Unidos contra a Venezuela no sábado (3) deixou ao menos 40 mortos, segundo informou o jornal norte-americano The New York Times. A ação, conduzida durante o governo do presidente Donald Trump, resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

A ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou, neste sábado (3), que não há registro de brasileiros entre as vítimas.

Neste domingo (4), a China pediu liberdade imediata para Maduro.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.