Instagram faz usuários seguirem Trump e vice compulsoriamente; entenda
No entanto, a Meta esclareceu que essa situação não é um erro e não há interferência da empresa
Fonte: Bruna Castelo Branco
Após a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, começaram a surgir relatos nas redes sociais de usuários que alegavam ter começado a seguir automaticamente o perfil do novo mandatário no Facebook e no Instagram.
Alguns chegaram a acusar a Meta, administradora dessas plataformas, de forçar usuários a seguir Trump e seu vice, JD Vance. No entanto, a Meta esclareceu que essa situação não é um erro e não há interferência da empresa.
+ Gesto de Elon Musk em posse de Trump é comparado à saudação nazista; vídeo
+ Papa Francisco critica planos de deportação de Trump: 'Vergonha'
A conta que antes representava o presidente Joe Biden agora representa Donald Trump, com os seguidores da conta anterior sendo preservados. | Foto: Ilustrativa/Pexels
Em comunicado, Andy Stone, porta-voz da Meta, explicou que as contas mencionadas pelos usuários são geridas pela Casa Branca e mudam conforme o ocupante do cargo. Isso quer dizer que a conta que antes representava o presidente Joe Biden agora representa Donald Trump, com os seguidores da conta anterior sendo preservados.
+ 'Não precisamos deles', diz Trump sobre Brasil e América Latina
Ou seja: a conta monitorada pela Casa Branca não é a conta pessoal de Trump, que mantém mais de 31,1 milhões de seguidores em seu perfil @realdonaldtrump. A conta oficial do presidente dos Estados Unidos, com o @potus, que é a sigla para "President of the United States" (presidente dos Estados Unidos), tem 19,2 milhões de seguidores.
O mesmo ocorreu com a conta do vice-presidente JD Vance. | Foto: @realdonaldtrump
O mesmo ocorreu com a conta do vice-presidente JD Vance. O perfil oficial do vice, mantido pela Casa Branca e identificado pela sigla @vp, tem 16,7 milhões de seguidores, enquanto a conta pessoal de Vance possui apenas 1,3 milhão de seguidores.
As publicações dos mandatários anteriores não são perdidas. A Casa Branca migra todos os posts antigos para uma conta de arquivo, que mantém o histórico de publicações. No caso de Joe Biden, essa conta de arquivo é chamada "potus46archive" e tem 18,7 milhões de seguidores.