Trump impõe tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora dos EUA
Ainda não foi definido se as tarifas de Trump afetarão os filmes estrangeiros em serviços de streaming
Por Da Redação.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora do país e distribuídos nos EUA. O anúncio foi feito em sua rede social, a Truth Social, no domingo (4).
O ex-presidente também disse ter autorizado órgãos governamentais, como o Departamento de Comércio, a iniciar o processo de taxação dos filmes produzidos no exterior. "Queremos filmes produzidos na América de novo!", afirmou.
Trump afirmou que a indústria cinematográfica norte-americana está enfrentando uma "morte muito rápida" devido aos incentivos oferecidos por outros países para atrair produções estrangeiras. "Esse é um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à segurança nacional. Além de tudo o mais, trata-se de mensagens e propaganda", declarou.
Ainda não está definido se as tarifas anunciadas por Trump irão impactar filmes disponíveis em serviços de streaming, exibidos nos cinemas, ou se serão calculadas com base nos custos de produção ou na receita de bilheteria.
Grandes estúdios, como Walt Disney, Netflix e Universal Pictures, frequentemente gravam no exterior, especialmente em países como Canadá e Reino Unido.
Líderes da Austrália e da Nova Zelândia já reagiram ao anúncio, prometendo defender suas indústrias locais. A Austrália sediou gravações de filmes da Marvel, enquanto a Nova Zelândia foi palco de "O Senhor dos Anéis".
Dados da ProdPro, empresa de pesquisa, mostram que, em 2023, cerca de metade dos gastos de produções norte-americanas com orçamentos acima de US$ 40 milhões foi destinada a filmagens fora dos EUA.
Além disso, segundo a FilmLA, organização sem fins lucrativos que monitora a produção audiovisual em Los Angeles, o número de filmes e programas de TV gravados na região, onde fica Hollywood, caiu quase 40% na última década.
Com informações da Agência Brasil
Leia Mais: Deputado pede impeachment de Jerônimo após ataque a bolsonaristas
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).