Tiago Correia sugere criação de Dercca em Vitória da Conquista; única unidade da Bahia fica em Salvador
Na indicação, o tucano cita a Lei 13.431/2017, que estipula garantias para que meninas e meninos vítimas ou testemunhas de violências, possam contar sua história de forma protegida e não revitimizante.
O deputado Tiago Correia (PSDB) apresentou indicação sugerindo ao governador Rui Costa (PT) que seja determinada a instalação de uma Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca) em Vitoria da Conquista. Ele argumenta que a Bahia só possui uma dessas unidades, localizada em Salvador.
Na indicação, o tucano cita a Lei 13.431/2017, que estipula garantias para que meninas e meninos vítimas ou testemunhas de violências possam contar sua história de forma protegida e não revitimizante. "A lei também estabelece diretrizes para a integração das políticas públicas de atenção e proteção, mediante a implantação de centros integrados de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violências", explica Tiago.
Pesquisas sobre o assunto revelam, segundo o parlamentar, que as crianças são ouvidas de oito a 10 vezes ao longo de um processo judicial, precisando repetir – e reviver – a situação de violência sofrida em diversos órgãos de atendimento, investigação e responsabilização.
A lei estabelece apenas duas formas distintas de se ouvir esses depoentes. "Uma é a escuta especializada, realizada pelos órgãos da rede de proteção e voltada para o levantamento de informações estritamente necessárias para o cumprimento de sua finalidade", diz Tiago. Ele acrescenta que a outra é o depoimento especial, realizado por autoridades policiais e judiciárias, como Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública e Juizados da Infância ou criminais. "Tanto a escuta especializada como o depoimento especial devem ser feitos em espaço adequado, com salas acolhedoras, mobiliário compatível e equipamentos de áudio e vídeo para se gravar a entrevista", conclui.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.