Política

Tensão no PDT: articulações com o PT podem levar à saída de Ciro Gomes

Em 2023, Ciro Gomes rompeu com seu irmão, o senador Cid Gomes, ao defender o afastamento das gestões petistas

Fonte: Da Redação

A possibilidade de uma federação com o Partido dos Trabalhadores (PT) tem causado tensão no Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pode levar à desfiliação de um dos seus principais nomes, o ex-ministro e ex-candidato à Presidência, Ciro Gomes. De olho nas eleições de 2026, dirigentes do PDT têm negociado com partidos como PV e PSB em busca de alternativas para superar a cláusula de barreira.


Lula e Ciro estão rompidos desde 2018 | Foto: Instituto Lula

Lula e Ciro estão rompidos desde 2018 | Foto: Instituto Lula




Essas negociações, no entanto, conflitam com a postura ideológica de Ciro, que atualmente se posiciona como opositor ao PT. Em 2023, o ex-ministro rompeu com seu irmão, o senador Cid Gomes, ao defender o afastamento das gestões petistas, incluindo as do presidente Lula e do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Pessoas próximas a Ciro afirmam desconhecer essas articulações e não confirmam sua eventual saída do partido.


Se o PDT decidir se alinhar ao PT ou a outras legendas da base governista, é improvável que Ciro permaneça. Sem mandato e com sua imagem abalada desde as eleições de 2022, quando intensificou críticas a Lula, ele segue como uma liderança simbólica no partido. O controle efetivo da sigla, contudo, está nas mãos do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do presidente interino, deputado André Figueiredo.


Leia Mais: Porto Seguro: licitação-relâmpago de aeroporto confirma empresa especulada


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Tópicos relacionados

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.