Política

Sem presença física da oposição, AL-BA realiza primeira sessão em 2022 e Rui alfineta; "cada um tem opção de se manifestar"

Na chegada à Assembleia, o governador Rui Costa (PT) rebateu o líder da oposição, Sandro Régis (DEM).

Por Matheus Caldas

Sem presença física da oposição, AL-BA realiza primeira sessão em 2022 e Rui alfineta; "cada um tem opção de se manifestar" divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) iniciou, nesta terça-feira (1/2), o trabalho deste ano, em sessão solene realizada na Casa, com presença dos deputados estaduais e outras lideranças. Após leitura da mensagem, o governador Rui Costa (PT) deu pontapé no expediente dos deputados.


A reabertura do expediente no Legislativo estadual não contou com a presença física dos deputados de oposição, que anunciaram na última segunda-feira (31/1) que não iriam comparecer à primeira sessão em forma de protesto. Eles acompanharam o evento de forma virtual. 


"Conversamos com os deputados de nossa bancada e decidimos não participar presencialmente da sessão. Iremos acompanhar de forma online. O governador Rui Costa, ao longo dos anos, vem desrespeitando o Parlamento ao não cumprir o direito constitucional de pagamento das emendas impositivas, principalmente para os deputados da oposição. O governador trata a Alba como uma secretaria", reclamou o líder do grupo oposicionista, Sandro Régis (DEM), em nota enviada à imprensa.


Na chegada à Assembleia, Rui rebateu Régis. “É uma opção política. Cada um tem a opção de se manifestar do jeito que entende. Não vejo nenhum acirramento. Se acirramento fosse, deveriam ter o mesmo comportamento na Câmara de Salvador de exigir as emendas. Pelo que sei, há a mesma polêmica”, declarou, em entrevista coletiva.


Ele ainda alfinetou os parlamentares da oposição. “Vivemos num estado democrático, diferente de muitos da oposição, que defendem outro tipo de regime, de relacionamento. Eu sou um democrata por convicção, e entendo que o direito de ausência é um direito de expressão dos deputados”, concluiu.


Por conta do distanciamento social exigido pelo combate à pandemia da Covid-19, algumas regras terão que ser observadas. Um ato da Mesa Diretora da Casa, com vigência a partir desta terça, regula o acesso às dependências da AL-BA exigindo a apresentação de documento comprobatório da vacinação ou, para quem não se vacinou ou tem esquema vacinal incompleto, testes RT/PCR ou antígeno negativos para o novo coronavírus realizados nas últimas 72 horas.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.