Secretário de Esportes avalia polêmica envolvendo fala de Ana Moser sobre eSports; “é inclusão social”
Para o secretário, os esportes de alto rendimento devem ser estimulados por seu grande alcance de engajamento e poder de "inclusão social"
Depois da repercussão das falas da ministra do Esporte do Governo Federal, Ana Moser, afirmando que os esportes virtuais (eSportes) não são esportes, o secretário estadual da pasta correspondente, Davidson Magalhães, deu sua opinião sobre o tema.
“O que eu acompanhei da [fala] da ministra é uma ênfase no esporte enquanto inclusão social, isso é importante. Mas temos que entender que o esporte de alto rendimento é esse que dá vitrine para motivar os jovens irem ao esporte.”, comentou.
Em uma entrevista ao UOL, Ana afirmou que “o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. "Ah, mas o pessoal treina para fazer". Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música”.
Para Davidson, os esportes de alto rendimento são importantes para as novas gerações por serem uma ferramenta de “inclusão social, que ajudam na agregação das comunidades. Mas ele também é um tremendo mecanismo de envolvimento social”, destaca.
Por fim, o titular da Setre afirma que os grandes atletas, de futebol, do boxe e outras modalidades são os grandes exemplos para os mais jovens e, portanto, os investimentos devem ser realizados, não apenas nas modalidades de alto rendimento, mas em toda a cadeia que os fomenta, em especial as divisões de base e incorporação de novos atletas.
LEIA MAIS: Titular da Setre, Davidson Magalhães comenta projeto de reforma do Estádio de Pituaçu
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!