Saúde de Vitória da Conquista depende da gestão estadual, diz Quinho Tigre

Governo do estado inaugura de nova ala hospitalar e gera reações na política: Saúde de Vitória da Conquista depende da gestão estadual, diz Quinho Tigre

Por João Tramm.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugurou o novo serviço Radioterapia do Hospital Geral de Vitória da Conquista. O ato contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e também do ex-presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Quinho Tigre (PSD). Durante o ato, ele afirmou que a saúde de Vitória da Conquista depende da gestão estadual.

Segundo ele, a maior parte da estrutura que sustenta o atendimento à população conquistense depende diretamente do governo estadual, evidenciando, em sua visão, a baixa atuação da Prefeitura de Vitória da Conquista na área.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Saúde de Vitória da Conquista depende da gestão estadual

Quinho citou equipamentos como o Hospital de Base, a Policlínica Regional, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Afrânio Peixoto — todos mantidos pelo Estado — para reforçar que os serviços essenciais não são garantidos pela administração da prefeita Sheila Lemos (União Brasil).

“É importante relatar que a saúde de Vitória da Conquista é estadualizada. Se olharmos à direita tem uma policlínica. Se olharmos mais à frente, tem o Hospital de Base que é garantido pelo governo do Estado. Se formos até o novo Afrânio Peixoto, foi realizado à época pelo governador Rui Costa, é do Estado. Se nós olharmos a UPA, é do Estado. Então nós podemos dizer que a saúde de Vitória da Conquista, a capital do sudoeste, é estadualizada”, disse.

O ex-presidente da UPB também já foi prefeito de Belo Campo, cidade vizinha de Vitória da Conquista. As cidades do centro-sul do estado estão a cerca de 65km de distância uma da outra.

A cidade é gerida pela prefeita Sheila Lemos (União), que assumiu o posto após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverter decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), garantindo a elegibilidade dela.  O caso girava em torno da substituição da mãe da prefeita, Irma Lemos, que ocupou o cargo de prefeita por 13 dias em dezembro de 2020. O TRE-BA entendeu que essa substituição configurava um terceiro mandato consecutivo do mesmo grupo familiar, o que violaria a Constituição.

Quinho Tigre nega rompimento com base governista

Quinho Tigre

Ainda na entrega do hospital, Quinho Tigre ainda comentou movimentações políticas de 2026. Pré-candidato à deputado estadual, o pessedista afirmou ter recebido convites de grupos de oposição, mas destacou que seguirá alinhado ao PT e ao PSD para as eleições de 2026. Na fala, o ex-prefeito negou que esteja rompido com a base governista, como se especulou nos últimos dias.

Quinho já esteve presente no Linha de Frente, da TV Aratu. Na época, ele defendeu a união entre governo estadual e municípios no combate à violência. O gestor foi presidente da UPB até 2024, quando foi sucedido por Wilson Cardoso (PSB).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.