Sandro Filho se revolta após ser expulso MBL: 'Articulação de pessoas ruins'
Vereador Sandro Filho nega irregularidades e diz ser vítima de articulação política após expulsão do MBL
Por Matheus Caldas.
O vereador Sandro Filho (PP) sugeriu que há uma “articulação de pessoas ruins” contra ele. O parlamentar foi expulso do Movimento Brasil Livre (MBL) após a instituição identificar que ele e a esposa teriam relações societárias com um homem suspeito de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e rachadinha na Câmara de Salvador.
Em publicação nas redes sociais, Sandro Filho afirmou que “esse ataque tem nome, cara e CPF”. “Tem gente grande por trás disso tudo”, sugeriu.
Em nota, o parlamentar disse que “o sistema é sujo e, quando ele quer, coloca até os seus contra você”.
“Apesar do meu posicionamento em reafirmar que as acusações que circulam são falsas e têm o objetivo de manchar a minha imagem, o MBL entendeu que tudo isso poderia marcar, de maneira ruim, a história do movimento”, afirmou.

Expulsão de Sandro Filho do MBL
O fundador do MBL, Renan Santos, anunciou durante uma transmissão ao vivo no YouTube que o grupo abriu uma investigação interna contra o vereador Sandro Filho. Diante dos indícios encontrados, o parlamentar foi expulso do movimento.
A apuração foi iniciada na semana passada, após denúncia de que o vereador teria indicado sua esposa, Mariana Silva Vasques, para um cargo em uma empresa terceirizada que presta serviços à prefeitura da capital baiana.
Segundo Renan, a prática “não seria ilegal”, mas contraria as normas internas do movimento. “Nós não tínhamos prova nenhuma sobre isso, só que, de fato, o Sandro estava apresentando uma mudança no estilo de vida dele, a gente resolveu fazer a nossa checagem”, afirmou.
Durante a transmissão, o dirigente também mostrou que Mariana é sócia de João Paulo Andrade de Lisboa Brito em um bar no bairro do Rio Vermelho. João já teria ocupado cargos na Câmara Municipal de Salvador (CMS), no gabinete do ex-vereador Sandro Bahiense (PP), e, segundo Renan, estaria envolvido em esquemas de lavagem de dinheiro.
Renan Santos lembrou ainda que Sandro Bahiense, correligionário de Sandro Filho, já foi alvo de inquérito por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Apesar disso, o fundador do MBL ponderou que não há provas de corrupção contra Sandro Filho.
“Não tenho nenhuma prova de que Sandro é corrupto, mas isso não serve para o MBL. Nós não vamos construir um movimento que quer superar o centrão fazendo isso. O mandato dele é claramente inferior a outros vereadores nossos, pessoal lá fala que ele só bate no Jerônimo [Rodrigues]”, declarou.
Nota completa de Sandro Filho
“Venho por meio desta nota informar que deixo de fazer parte do MBL (Movimento Brasil Livre). A decisão do movimento de me afastar se deu a partir de acusações sobre minha conduta no mandato. Apesar do meu posicionamento em reafirmar que as acusações que circulam são falsas e têm o objetivo de manchar a minha imagem, o MBL entendeu que tudo isso poderia marcar, de maneira ruim, a história do movimento.
Reafirmo que existe uma articulação de pessoas ruins com o objetivo de me prejudicar. Bati em muita gente grande, e eles fabricaram tudo, mesmo que baseado em suposições. No entanto, nesse cenário, entendo perfeitamente a posição do MBL. Colocar a mão no fogo numa situação dessas é difícil, pois está em jogo a história deles. Respeito a posição.
Sigo com a consciência limpa, sabendo que, cedo ou tarde, tudo será esclarecido. Não tenho nada a esconder. Tudo que estou passando é a maior injustiça da minha vida – mas que fique uma lição: fazer o tipo de política que fazemos aqui em Salvador custa caro, e a prova está aí. O sistema é sujo e, quando ele quer, coloca até os seus contra você.
Que Deus tenha misericórdia de mim e da minha família!”
Sandro Bahiense se posiciona
Colega de partido de Sandro Filho no PP, Sandro Bahiense repudiou as falar do fundados do MBL e as classificou como "mero denuncismo barato". Confira abaixo:
"Diante das declarações feitas pelo senhor Renan Santos, líder do MBL, venho a público afirmar que suas acusações infundadas configuram mero denuncismo barato e com o único objetivo de manchar uma trajetória construída com trabalho, seriedade e compromisso com o povo de Salvador, sobretudo nas comunidades periféricas.
O cidadão mencionado jamais exerceu a função de meu chefe de gabinete. Além disso, nunca fui alvo de qualquer processo por compra de votos.
Não será a postura vil, covarde e irresponsável de quem busca holofotes à custa da reputação alheia que me afastará das minhas bases e do meu compromisso com as pessoas que mais precisam.
Sandro Bahiense
Trabalho, fé e amor pelas comunidades".

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).