Rui Costa diz que Miriam Belchior assume a Casa Civil a partir de abril
Atual ministro precisa sair para concorrer ao Senado: Rui Costa diz que Miriam Belchior assume a Casa Civil a partir de abril
Por João Tramm.
Em entrevista na manhã desta quinta-feira (29), o ministro Rui Costa diz que Miriam Belchior assume a Casa Civil a partir de abril. Atual subsecretária da pasta, Miriam foi escolhida para assumir o posto quando o pestista baiano precisar se afastar do cargo para concorrer ao senado nas eleições de 2026.
O ministro Rui Costa ressaltou que a orientação do presidente é priorizar nomes que já integram as equipes, justamente para evitar interrupções nos projetos em andamento. A fala foi feita durante participação na Rádio 95 FM, de Jequié.

O nome de Rui Costa ao Senado foi lançado na esteira da chapa puro-sangue, que retira espaço do atual senador Angelo Coronel para alçar o atual ministro e garantir a reeleição de Jaques Wagner na Casa. Mesmo com a retirada do PSD da chapa, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) garante que a base seguirá unida no pleito.
Enquanto isso, a oposição não nega conversas e interesse de ter o nome do senador baiano de volta no grupo, apostando nessa eventual divisão.
Rui Costa diz que Miriam Belchior assume a Casa Civil a partir de abril
O anúncio confirma especulações que vinham rondando a Casa Civil desde quando, na última semana, o ministro oficializou que sairia para concorrer ao Senado. Segundo Rui Costa, a decisão de quem seria a nova chefe da pasta já foi comunicada oficialmente tanto a ele quanto à própria Miriam.
“O presidente já informou a mim e à Miriam que ela ficará à frente do ministério. Ela tem histórico de gestão, já comandou o Planejamento, é uma profissional extremamente dedicada e preparada. A ideia é que assuma no começo de abril, garantindo a continuidade das ações do governo”, afirmou.
Ele destacou que a futura ministra tem ampla experiência na administração pública, já tendo ocupado o Ministério do Planejamento, além de ser reconhecida pelo perfil técnico e pela dedicação ao trabalho.
"Eu saio no último dia de março, e ela assume no início de abril. A Miriam já foi ministra do Planejamento, é uma pessoa que trabalha muito, é uma técnica competente, e por isso assume o ministério sem que haja qualquer descontinuidade”, afirmou.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).