PT contesta decisão que arquivou pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro

PT contesta decisão que arquivou pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro

Por João Tramm.

PT contesta decisão que arquivou pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro. O Partido dos Trabalhadores (PT) recorreu ao plenário da Câmara dos Deputados contra a decisão do Conselho de Ética que arquivou o processo que pedia a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O recurso foi apresentado na quarta-feira (22) pelo líder da bancada petista, Lindbergh Farias (PT-RJ). O Conselho de Ética se manifestou após o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos) ter pedido abertura do processo ante a situação do tarifaço.

PT contesta decisão que arquivou pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro; Foto: Lula Marques/Agência Brasil

PT contesta decisão que arquivou pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro

A decisão pelo arquivamento havia sido tomada no mesmo dia, por 11 votos a 7, após o colegiado acompanhar o relatório do deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG). O relator defendeu o encerramento do processo com o argumento de que o parlamentar estaria exercendo “o sagrado direito que o parlamentar tem de se manifestar”.

O recurso encaminhado ao plenário contou com 86 assinaturas de deputados, número superior ao mínimo de 52 exigido pelo regimento interno da Casa para que o pedido seja apreciado.

No texto, o PT sustenta que “o parecer do relator padece de erro de premissa ao confundir a liberdade de expressão do parlamentar com licença para incitar o descrédito das instituições da República, afrontando a independência e harmonia entre os Poderes e atentando contra o Estado Democrático de Direito”.

O documento também argumenta que a postura de Eduardo Bolsonaro não condiz com o decoro parlamentar e que sua atuação fere princípios constitucionais e institucionais. Segundo o recurso, o comportamento do deputado contraria “a dignidade do mandato”, “desrespeita as instituições” e “compromete a imagem da Câmara dos Deputados perante a sociedade brasileira e a comunidade internacional”.

O tarifaço imposto pelos Estados Unidos teve amplo apoio de Eduardo Bolsonaro, que está morando no país norte-americano. Diante do cenário, o parlamentar aparece como o mais rejeitado nas pesquisas eleitorais.

Foto: Paola de Orte/Agência Brasil

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.