Margareth Menezes tem cachês de R$ 640 mil questionados na Justiça

Justiça Federal pede que Margareth Menezes devolva valores pagos por prefeituras no Carnaval 2025.

Por Murilo Motta.

A participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, nos festejos de Carnaval de Salvador e Fortaleza pode resultar em uma batalha judicial. Um processo movido na Justiça Federal do Distrito Federal questiona o pagamento de R$ 640 mil feito pelas prefeituras dessas cidades para que a cantora se apresentasse durante a folia nas capitais nordestinas.  

 A contratação de Margareth Menezes para o Carnaval 2025 levanta debate sobre repasse de recursos públicos.  /  Foto: Valter Pontes/PMS

O advogado João Henrique Nascimento de Freitas, ex-integrante da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, entrou com a ação argumentando que Margareth não poderia receber dinheiro público de estados e municípios para realizar shows. Em 2023, a própria Comissão estabeleceu que a ministra não deveria firmar contratos com esse tipo de repasse. Contudo, a liberação acabou ocorrendo este ano, o que motivou a contestação judicial.  

Foto: Ricardo Stuckert/Lula.org

O pedido, encaminhado à Justiça, solicita a anulação dos contratos firmados e a devolução integral dos valores recebidos. O caso traz à tona a discussão sobre possíveis conflitos entre funções públicas e atividades artísticas remuneradas com verba estatal.  

Até o momento, nem Margareth Menezes, nem o Ministério da Cultura, se pronunciaram sobre a ação.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.