Prefeitura testa novo estacionamento de trios na Carlos Gomes para o Carnaval

BONFIM: Com fim do espaço na Graça, Prefeitura testa novo estacionamento de trios na Carlos Gomes para o Carnaval

Por João Tramm.

Durante a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15), o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, afirmou ao Aratu On o que a organização pretende fazer para acomodar os trios em 2026. A Prefeitura testa novo estacionamento de trios na Carlos Gomes para o Carnaval, agora que não é possível mais contar com o tradicional espaço da Graça.

Em 2025, alguns trios chegaram a ficar presos com dificuldades de deslocamento. Logo no primeiro dia, na quinta-feira de carnaval, o primeiro caso aconteceu, na Centenário. A situação se desenrolou desde o  começo da tarde e o trânsito só foi liberado por volta das 17h30, segundo a Transalvador.

Já no domingo de carnaval, um trio atingiu a fiação provocando um curto-circuito na região do Vale do Canela. 

O trio elétrico acabou preso na saída do túnel, no sentido Barra. Foto: Redes Sociais e Edimário Duplat/Aratu On

Prefeitura testa novo estacionamento de trios na Carlos Gomes para o Carnaval

De acordo com Edington, a mudança é resultado do desafio enfrentado no ano passado, quando o Carnaval aconteceu pela primeira vez sem o tradicional estacionamento da Graça, utilizado historicamente como base para os trios.

“Já no ano passado tivemos o desafio do primeiro Carnaval sem o estacionamento da Graça. Fizemos, inclusive, alguns testes há dois meses, durante a madrugada, com a nova movimentação de trios saindo do estacionamento de São Raimundo em direção à Carlos Gomes, para melhorar ainda mais essa operação”, explicou.

O presidente da Saltur destacou que a logística envolve cerca de 160 equipamentos, entre trios e estruturas de apoio, que passam por vistorias e monitoramento constante. “Todos os equipamentos são devidamente vistoriados e acompanhados 24 horas por dia, em um trabalho integrado com os órgãos de segurança pública, como Polícia Militar, Polícia Civil, além das equipes da Prefeitura. É um grande aparato de serviços públicos para entregar essa festa”, afirmou.

Apesar das preocupações iniciais com a mudança, Edington avalia que a nova estratégia tem apresentado bons resultados. Segundo ele, o Carnaval de 2025 registrou poucos incidentes, mesmo sem o antigo ponto de concentração. “Muitos previam que não ia dar certo, que ia dar confusão, mas foi o contrário. Conseguimos realizar o Carnaval sem aquele estacionamento, algo inédito desde que o trio elétrico existe”, disse.

Isaac Edington também ressaltou que, apesar dos desafios operacionais, o trio elétrico segue como símbolo do Carnaval de Salvador. “O trio é uma característica muito especial da nossa festa, mas o grande desafio é manobrar esses equipamentos no meio de milhões de pessoas ao longo dos dias. Mesmo assim, vamos conseguir superar mais esse desafio”, concluiu.

Cabe lembrar que na folia de 2025, Salvador foi oficialmente reconhecida como cidade com o maior carnaval de trio elétrico do mundo, segundo o Guinness World Records.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.