PL da Dosimetria entra na pauta do Senado nesta quarta-feira

Conhecida como PL da Dosimetria, a proposta precisa passar inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, pelo Plenário da Casa

Por Dinaldo dos Santos.

Pode ser votado no Senado Federal, nesta quarta-feira (17), o projeto de lei que altera regras para o cumprimento de penas em casos de múltiplos crimes e reduz a punição de condenados por tentativa de golpe de Estado. Conhecida como PL da Dosimetria, a proposta precisa passar inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, pelo Plenário da Casa.

Senado pode votar PL da dosimetria nesta quarta. Foto: Edilson Rodrigues | Agência Senado

O texto, identificado como PL 2.162/2023, promove mudanças no Código Penal e na Lei de Execução Penal e foi aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada.

No Senado, a relatoria está a cargo do senador Esperidião Amin (PP-SC). A reunião da CCJ está prevista para as 9h, enquanto a sessão deliberativa do Plenário foi agendada para as 14h.

Também consta na pauta do Plenário o substitutivo ao PL 3.824/2023, que prevê incentivos à formação de professores para a educação básica. A proposta institui a Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica — Mais Professores para o Brasil.

Senador Esperidião Amin é o relator do projeto que reduz as penas dos condenados. Foto: Jefferson Ruddy | Agência Senado

Entre as principais medidas está a concessão de bolsas a estudantes do ensino médio, com o objetivo de estimulá-los a ingressar em cursos de licenciatura e, posteriormente, atuar no ensino básico.

A prioridade será dada a candidatos matriculados em áreas com déficit de professores, de acordo com as necessidades regionais.

O projeto é de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR). A matéria já havia sido aprovada pelo Senado, mas retorna à análise da Casa após alterações feitas na Câmara dos Deputados, onde foi aprovada na forma de um substitutivo.

'Dosimetria não passará pela CCJ'

O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou que o projeto de lei da dosimetria, aprovado pela Câmara dos Deputados, não deve avançar no Senado. Segundo ele, o texto não passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nem pelo plenário da Casa.

LEIA MAIS: quaest: Lula vence Flávio Bolsonaro por 46% a 36% em 2º turno para 2026https://aratuon.com.br/politica/quaest-lula-vence-flavio-bolsonaro-por-46-a-36-em-2-turno-para-2026

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.