PCB de Giovani Damico anuncia apoio crítico a candidatura de Jerônimo Rodrigues
Para o apoio, reivindicou o apoio a alguns eixos defendidos pelo partidos
Derrotado no primeiro turno na eleição para governador da Bahia, Giovani Damico (PCB) anunciou “apoio crítico” à candidatura de Jerônimo Rodrigues no segundo turno. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (7/10), em nota publicada nas redes sociais do PCB.
Para o partido, há, no segundo turno, “uma polarização que pouco polariza” e com “poucas diferenças substanciais de conteúdo”. Apesar das críticas, a sigla indica que o apoio a Jerônimo se dá por conta de um projeto “conservador” do grupo de ACM Neto (União). “[ACM Neto é] Aliado velado de um projeto centrado na extrema-direita e no bolsonarismo", diz trecho da nota do PCB.
A legenda ainda acusa o PT de promover “práticas políticas que muito se afastam do ideário de esquerda”, mas pondera que está em campo oposto ao de Neto. “Dentre estes dois, uma vitória de ACM Neto significaria o fortalecimento do campo fascista em volta do governo Bolsonaro”, acrescenta.
Para o apoio, reivindicou o apoio a alguns eixos defendidos pelo partido. Na segurança pública, a criação de um comitê permanente de avaliação da atividade policial.
Na educação, são seis pedidos: reversão do fechamento e militarização de escolas; compromisso com a redução de alunos por sala; compromisso com a permanência estudantil; compromisso com a progressão de carreira dos docentes; repasse de 1% da Receita Líquida de Impostos (RLI) à Fapesb e 7% à educação superior nas universidades estaduais; e pagamento imediato dos precatórios do serviço público.
CONFIRA O COMUNICADO:
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!