Oposição compara fala de Jerônimo a discurso nazista em nota de repúdio

Jerônimo sugeriu que eleitores do candidato de oposição à Presidência da República deveriam ser “jogados em uma vala”

Por Da Redação.

A Bancada de Deputados Estaduais do Bloco da Minoria da Assembleia Legislativa da Bahia, liderada pelo deputado Tiago Correia (PSDB), divulgou nota nesta segunda-feira (5) repudiando veementemente uma declaração atribuída ao governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, que sugeriu que eleitores do candidato de oposição à Presidência da República deveriam ser “jogados em uma vala”.

Tiago Correia Alba

Na avaliação do grupo, a fala é ofensiva, antidemocrática e atenta contra os direitos fundamentais do cidadão, como a liberdade de pensamento e o direito de escolha. “É inadmissível que, no exercício de um cargo público, cuja principal função é servir e representar todo o povo — inclusive aqueles que pensam diferente —, um chefe do Poder Executivo adote discurso de ódio, segregação e violência simbólica contra parte da população”, diz o texto.

Para os deputados da Minoria, o discurso guarda “perigosa semelhança” com práticas de regimes totalitários, a exemplo do nazismo, quando opositores políticos eram descartados e executados. “A História nos ensina o custo de tolerar o discurso autoritário”, afirma a nota.

O bloco reforça que a democracia se sustenta justamente no dissenso e na convivência pacífica entre ideias diferentes. E alerta que “o discurso que criminaliza ou desumaniza o adversário político não pode e não deve ter espaço no debate público”.

Ao final, o grupo reafirma seu compromisso com o Estado de Direito, a liberdade, a dignidade humana e a soberania do voto. “Repudiamos integralmente a fala do Governador e exigimos retratação pública. Democracia se fortalece com respeito, não com ameaças”, conclui Tiago Correia, líder da bancada.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.