Política

Nunes Marques será o relator da operação Overclean no STF

Ministro do STF Nunes Marques foi sortedor como relator da operação Overclean, que investiga desvios milionários em contratos públicos

Por Da Redação

Nunes Marques será o relator da operação Overclean no STFNunes Marques foi sorteado para ser relator da Overclean no STF. Foto: Fellipe Sampaio | SCO | STF

O ministro do STF Kássio Nunes Marques foi designado como relator da operação Overclean, que investiga desvios milionários em contratos públicos. O caso foi enviado pela Polícia Federal ao Supremo após o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) ser citado nas investigações.  


+ Operação Overclean: veja prisões decretadas em esquema que movimentou R$ 1,4 bilhão


Elmar Nascimento é um dos investigados da ação, que tem como foco contratos de empresas associadas aos irmãos Fabio e Alex Parente, além de José Marcos de Moura, o conhecido "Rei do Lixo", com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas e administrações estaduais e municipais, segundo informações divulgadas pelo colunista Fabio Serapião, do Metrópoles.


A operação ganhou destaque após a prisão de Francisco Nascimento, primo de Elmar, na primeira fase da investigação. Ele é acusado de fazer parte de um braço do esquema criminoso operado em Campo Formoso, na Bahia.


Durante a ação policial, Francisco chegou a tentar jogar dinheiro pela janela do imóvel. Além de Elmar Nascimento, a operação aponta para a possível implicação de pelo menos quatro outros membros da cúpula do União Brasil, o que gerou uma onda de temor no cenário político.


Primeira Fase e 'Rei do Lixo'


Deflagrada no dia 10 de dezembro, a primeira fase da Overclean cumpriu 42 mandados de busca e apreensão, além de 17 mandados de prisão preventiva (sendo 16 executados e apenas uma pessoa não localizada) na Bahia, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.


Além do sequestro de R$ 162,3 milhões em ativos, a operação ainda apreendeu uma aeronave, imóveis de luxo, barcos e veículos, ligados ao grupo.


Segundo apuração do Aratu On, os presos na operação foram divididos entre "líderes" e "membros operacionais", sendo alguns dos cabeças o empresário do setor de limpeza urbana José Marcos de Moura, conhecido como "Rei do Lixo", e Lucas Maciel Lobão Vieira, ex-coordenador do DNOCS na Bahia.


Além deles, o esquema era organizado por:


- Alex Rezende Parente (líder da organização, responsável por financiar e gerenciar atividades ilícitas), responsável pelas empresas Allpha Pavimentações, Larclean Ambiental e Qualymulti Serviços EIRELI


- Fabio Rezende Parente: Executor financeiro, realizava transferências bancárias, pagamentos de propinas e movimentações financeiras por meio de contas de terceiros.   


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.