Nova sede: Muniz afirma que prédio do Cine Excelsior pode ser recuperado

Câmara estuda nova sede: Muniz afirma que prédio do Cine Excelsior pode ser recuperado, mesmo após inquérito do MPF indicando deterioração

Por João Tramm.

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), comentou nesta terça-feira (2), a abertura de um inquérito pelo Ministério Público Federal (MPF) que investiga o estado de abandono do Cine Excelsior. A fala, feita em coletiva de imprensa, repercute o espaço que deve abrigar a Câmara no futuro. Ante os questionamentos sobre a integridade da nova sede: Muniz afirma que prédio do Cine Excelsior pode ser recuperado.

O edifício, que integra o patrimônio histórico da capital baiana, foi alvo de um projeto de autoria do parlamentar para abrigar a nova sede do Legislativo soteropolitano.

 Foto: Lucas Moura/Secom

Nova sede: Muniz afirma que prédio do Cine Excelsior pode ser recuperado

De acordo com Muniz, ao tomar conhecimento da apuração conduzida pelo MPF, ele entrou em contato com Tânia Scofield, arquiteta e presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, que teria reduzido a gravidade apontada pelo órgão.

“Eu soube do problema ontem pela imprensa, liguei para a Tânia Scofield para que ela me passasse o problema. Ela disse que não é nada tão grave como o Ministério Público Federal sinalizou e que tem condições de se fazer reformar o mais rápido possível”, afirmou.

O chefe do Legislativo ainda acrescentou que, caso a avaliação apresentada pela arquiteta se confirme, “não tem preocupação”. A manifestação ocorre um dia após o MPF anunciar a abertura de procedimento para apurar a deterioração do Cine Excelsior, localizado no Centro Histórico de Salvador.

Conforme o documento divulgado pelo Ministério Público, o inquérito foi instaurado “visando à adoção de providências quanto à recuperação/restauração do imóvel localizado na Praça da Sé, o qual apresentava grau de risco muito alto de desabamento, além da apuração de responsabilidade pela falta de manutenção”.

Presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz (PSDB)

Cine Excelsior

Presidente da Câmara de Salvador vêm reforçando o desejo de mudar a sede do Legislativo soteropolitano do atual prédio do Paço Municipal, na Praça Thomé de Souza, sobretudo após incêndio que atingiu o imóvel, em fevereiro. Carlos Muniz já apresentou o projeto da nova sede e a previsão de mudança é que aconteça em até 18 meses.

Serão criadas áreas de suporte para atuação parlamentar e da Presidência da Casa no prédio histórico, localizado ao lado do Palácio Arquiepiscopal, onde funcionará a nova sede da prefeitura.

Em 2022, já se estudava a possibilidade de revitalizar o prédio, na época o projeto para a revitalização do espaço está orçado em torno de R$ 20 milhões.  

Projeto do novo plenário da Câmara de Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.