Nova sede: Muniz afirma que prédio do Cine Excelsior pode ser recuperado
Câmara estuda nova sede: Muniz afirma que prédio do Cine Excelsior pode ser recuperado, mesmo após inquérito do MPF indicando deterioração
Por João Tramm.
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), comentou nesta terça-feira (2), a abertura de um inquérito pelo Ministério Público Federal (MPF) que investiga o estado de abandono do Cine Excelsior. A fala, feita em coletiva de imprensa, repercute o espaço que deve abrigar a Câmara no futuro. Ante os questionamentos sobre a integridade da nova sede: Muniz afirma que prédio do Cine Excelsior pode ser recuperado.
O edifício, que integra o patrimônio histórico da capital baiana, foi alvo de um projeto de autoria do parlamentar para abrigar a nova sede do Legislativo soteropolitano.

Nova sede: Muniz afirma que prédio do Cine Excelsior pode ser recuperado
De acordo com Muniz, ao tomar conhecimento da apuração conduzida pelo MPF, ele entrou em contato com Tânia Scofield, arquiteta e presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, que teria reduzido a gravidade apontada pelo órgão.
“Eu soube do problema ontem pela imprensa, liguei para a Tânia Scofield para que ela me passasse o problema. Ela disse que não é nada tão grave como o Ministério Público Federal sinalizou e que tem condições de se fazer reformar o mais rápido possível”, afirmou.
O chefe do Legislativo ainda acrescentou que, caso a avaliação apresentada pela arquiteta se confirme, “não tem preocupação”. A manifestação ocorre um dia após o MPF anunciar a abertura de procedimento para apurar a deterioração do Cine Excelsior, localizado no Centro Histórico de Salvador.
Conforme o documento divulgado pelo Ministério Público, o inquérito foi instaurado “visando à adoção de providências quanto à recuperação/restauração do imóvel localizado na Praça da Sé, o qual apresentava grau de risco muito alto de desabamento, além da apuração de responsabilidade pela falta de manutenção”.

Cine Excelsior
Presidente da Câmara de Salvador vêm reforçando o desejo de mudar a sede do Legislativo soteropolitano do atual prédio do Paço Municipal, na Praça Thomé de Souza, sobretudo após incêndio que atingiu o imóvel, em fevereiro. Carlos Muniz já apresentou o projeto da nova sede e a previsão de mudança é que aconteça em até 18 meses.
Serão criadas áreas de suporte para atuação parlamentar e da Presidência da Casa no prédio histórico, localizado ao lado do Palácio Arquiepiscopal, onde funcionará a nova sede da prefeitura.
Em 2022, já se estudava a possibilidade de revitalizar o prédio, na época o projeto para a revitalização do espaço está orçado em torno de R$ 20 milhões.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).