Na Europa, Rui Costa se reúne com empresa alemã visando trazer projeto de energia limpa para indústria baiana
Rui também propôs que a empresa atue como parceira do Estado na formação técnica de estudantes que moram nas regiões em que existem parques de energia renovável
Em agenda na Europa, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), se reuniu nesta sexta-feira (18/10) em Berlim, na Alemanha, com executivos da Siemens Energy para apresentar a estrutura do estado, com intuito de receber investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e soluções para projetos voltados à geração e transmissão de energia limpa.
"Nesta primeira agenda, discutimos sobre projetos de energia eólica, energia solar e sobre desenvolvermos um projeto piloto para a produção de hidrogênio verde, que é o futuro da geração de energia, discutido no mundo inteiro. Também falamos de outras parcerias com a Siemens Energy na área de automação, segurança, saúde e mobilidade urbana, que devem gerar emprego e renda para o povo baiano", destacou o governador.
Na Alemanha, ele está acompanhado dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), Nelson Leal; de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti; e do superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães.
O hidrogênio é o combustível mais eficiente que existe, tendo três vezes mais capacidade energética que a gasolina. É usado, inclusive, pela Nasa em foguetes espaciais. A desvantagem do uso do hidrogênio em escala industrial é que a produção atual usa gás natural e gera grande quantidade de gases de efeito estufa. A saída que vem sendo desenvolvida pela Siemens Energy e que motivou a visita do governador à empresa é a produção limpa de hidrogênio por meio da eletrólise, um processo químico que usa energia renovável e água.
No encontro de hoje, a Siemens Energy apresentou as funcionalidades do hidrogênio verde para a mobilidade, servindo de combustível para ônibus urbanos, aviões, navios, e como a produção limpa e em grande escala permitirá alimentar indústrias. Eles também apresentaram um projeto piloto instalado no Chile, que vai usar hidrogênio verde para fabricar gasolina.
Rui também propôs que a empresa atue como parceira do Estado na formação técnica de estudantes que moram nas regiões em que existem parques de energia renovável. A ideia é que os jovens da rede estadual sejam preparados para atuar na manutenção e implantação desses projetos de energia limpa.
LEIA MAIS: Denúncia de Dayane Pimentel (PSL-BA) contra Eduardo Bolsonaro está travada há um mês na Câmara
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.