Política

Na Europa, Rui Costa se reúne com empresa alemã visando trazer projeto de energia limpa para indústria baiana

Rui também propôs que a empresa atue como parceira do Estado na formação técnica de estudantes que moram nas regiões em que existem parques de energia renovável

Por Da Redação

Na Europa, Rui Costa se reúne com empresa alemã visando trazer projeto de energia limpa para indústria baianaDivulgação

Em agenda na Europa, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), se reuniu nesta sexta-feira (18/10) em Berlim, na Alemanha, com executivos da Siemens Energy para apresentar a estrutura do estado, com intuito de receber investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e soluções para projetos voltados à geração e transmissão de energia limpa.


"Nesta primeira agenda, discutimos sobre projetos de energia eólica, energia solar e sobre desenvolvermos um projeto piloto para a produção de hidrogênio verde, que é o futuro da geração de energia, discutido no mundo inteiro. Também falamos de outras parcerias com a Siemens Energy na área de automação, segurança, saúde e mobilidade urbana, que devem gerar emprego e renda para o povo baiano", destacou o governador.  


Na Alemanha, ele está acompanhado dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), Nelson Leal; de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti; e do superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães. 


O hidrogênio é o combustível mais eficiente que existe, tendo três vezes mais capacidade energética que a gasolina. É usado, inclusive, pela Nasa em foguetes espaciais. A desvantagem do uso do hidrogênio em escala industrial é que a produção atual usa gás natural e gera grande quantidade de gases de efeito estufa. A saída que vem sendo desenvolvida pela Siemens Energy e que motivou a visita do governador à empresa é a produção limpa de hidrogênio por meio da eletrólise, um processo químico que usa energia renovável e água.


No encontro de hoje, a Siemens Energy apresentou as funcionalidades do hidrogênio verde para a mobilidade, servindo de combustível para ônibus urbanos, aviões, navios, e como a produção limpa e em grande escala permitirá alimentar indústrias. Eles também apresentaram um projeto piloto instalado no Chile, que vai usar hidrogênio verde para fabricar gasolina.


Rui também propôs que a empresa atue como parceira do Estado na formação técnica de estudantes que moram nas regiões em que existem parques de energia renovável. A ideia é que os jovens da rede estadual sejam preparados para atuar na manutenção e implantação desses projetos de energia limpa.


LEIA MAIS: Denúncia de Dayane Pimentel (PSL-BA) contra Eduardo Bolsonaro está travada há um mês na Câmara


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.