Mesmo com agenda cheia, PT tenta trazer Lula à Bahia antes do 1º turno para fortalecer Jerônimo
A estratégia do PT no estado é associar Jerônimo cada vez mais ao nome de Lula, com intuito de angariar capital político ao candidato petista
Mesmo com a agenda cheia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e com o intuito da Executiva Nacional do PT de privilegiar a campanha na região Sudeste, o diretório da legenda na Bahia segue nas tratativas para trazer o petista ao estado ainda antes do primeiro turno.
A informação foi confirmada ao Aratu On por duas pessoas próximas à direção de campanha petista na Bahia. A negociação é feita em duas frentes: o senador Jaques Wagner conversa diretamente com Lula, e o presidente do PT baiano, Éden Valadares, articula a possibilidade junto a Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido.
Devido ao impasse na agenda do ex-presidente, não há indicativo de datas – lembrando que a eleição já acontece daqui a 10 dias. A ideia de setores petistas é que Lula faça visitas a Feira de Santana e Salvador.
O intuito de trazer Lula ao estado é fortalecer a campanha do candidato do PT ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues. Num momento de afunilamento do processo eleitoral, ele diminui a distância para ACM Neto (União), líder nas pesquisas de intenção de voto. Apesar disto, o ex-prefeito de Salvador ainda venceria o pleito no primeiro turno.
Pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (21/9) aponta que Neto oscilou dois pontos para baixo e Jerônimo três pontos para cima, dentro da margem de erro. Desta forma, o candidato pelo União Brasil tem 48% e o petista, 31%. Considerando os votos válidos, o ex-chefe do Palácio Thomé de Souza teria 54%, contra 39% do aliado do governador Rui Costa (PT). Desta forma, a eleição seria finalizada no primeiro turno.
A estratégia do PT no estado é associar Jerônimo cada vez mais ao nome de Lula, com intuito de angariar capital político ao candidato petista. Até o momento, apesar do indicativo de vitória de Neto no primeiro turno, a diferença diminuiu de 38 para 17 pontos em um mês, o que animou a cúpula do Partido dos Trabalhadores.
Lula esteve na Bahia duas vezes neste ano. Na primeira vez, lançou a pré-candidatura de Jerônimo a governador. Na segunda, participou de ventos em comemoração pelo 2 de Julho.
DIFICULDADE NA AGENDA
Apesar dos esforços de Wagner e Valadares, a tendência é que Lula foque os esforços na região Sudeste, segundo entrevista do senador Humberto Costa (PT-PE) ao jornal Folha de S. Paulo, um dos coordenadores da campanha do ex-presidente na região.
A reportagem aponta que o intuito é concentrar as ações na região que possui os três maiores colégios eleitorais do Brasil – São Paulo, Minas Gerais e Rio de janeiro – e registra nas pesquisas diferenças mais apertadas entre Lula e Bolsonaro. No Nordeste, o ex-presidente tem vantagem mais confortável.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!