Maria Marighella endossa pedido de Wagner Moura por regulação dos streamings
Em entrevista ao Aratu On, Maria Marighella endossa pedido de Wagner Moura por regulação dos streamings
Por João Tramm.
A presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, esteve, na última semana, cumprindo agenda em Salvador com a ministra da Cultura. Em conversa com o Aratu On, Maria Marighella endossa pedido de Wagner Moura por regulação dos streamings.
A petista comentou a manifestação pública do ator baiano Wagner Moura sobre os projetos que tratam da regulação dos serviços de vídeo sob demanda (VOD) no Brasil. Nesta quinta-feira (22), o baiano Wagner Moura foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pela atuação no filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O longa também concorre aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Elenco e Melhor Filme Estrangeiro, categoria vencida por Ainda Estou Aqui em 2025.

Maria Marighella endossa pedido de Wagner Moura por regulação dos streamings
Segundo Maria Marighella, apesar de o país viver um momento de investimento recorde em cultura, ainda falta uma legislação que acompanhe as mudanças no consumo de produtos culturais provocadas pelas plataformas digitais.
“Nós temos um investimento recorde. O que nós estamos dependendo, por óbvio, é de uma regulamentação das plataformas hoje de streaming. O modo de consumir cultura mudou muito, e é importante regulamentar esse ambiente de troca cultural para que também seja positivo para o setor cultural”, afirmou.
Ela reforçou que, sendo o Brasil um grande mercado consumidor, é necessário que as plataformas também invistam na produção nacional.
“O Brasil é um público consumidor enorme, e o que Wagner está dizendo é que precisamos, por óbvio, de investimento desse setor também na produção. Regulamentar, equilibrar e ter uma legislação justa é uma agenda legítima, uma bandeira justa e uma reivindicação correta”, completou.
A fala de Maria Marighella ocorre após o ator Wagner Moura se manifestar nas redes sociais, em vídeo publicado no perfil do diretor Kleber Mendonça Filho, cobrando maior atenção do governo federal e do Congresso Nacional em relação aos projetos de regulação dos streamings que tramitam na Câmara e no Senado.
Segundo o ator, tanto o texto aprovado pelos deputados quanto a versão em discussão no Senado trazem riscos para o setor audiovisual brasileiro e para a cultura nacional.
“São projetos muito ruins, não só para o setor audiovisual brasileiro, que gera emprego e renda, mas de um modo geral são ruins para o Brasil, para a autoestima e para a autonomia do país”, declarou.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também já se manifestou sobre o tema e defendeu a regulamentação das plataformas de streaming no Brasil. Segundo ela, o governo está “debruçado sobre esse tema”, a fim de melhorar o projeto de lei que definirá as regras para as quais o setor de conteúdo por demanda estará submetido
Maria Marighella candidata em 2026?
Durante a entrevista, Maria Marighella também foi questionada sobre a possibilidade de disputar as eleições em 2026. Sem cravar candidatura, a presidente da Funarte disse que está à disposição.
“A nossa democracia reivindica que pessoas que têm projeto, que organizam setores, movimentos e têm agenda se coloquem à disposição. Nós não vamos recuar dessa responsabilidade. A cultura brasileira, as mulheres, o movimento feminista, a luta por memória, verdade e justiça contam conosco, nas lutas e também disputando eleições”, declarou.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).