Lula prevê distribuição de 300 mil embriões para produtores de leite
Durante encontro do MST em Salvador, preisdente Lula anunciou pacote de reforma agrária e disse que pretende distribuir 300 mil embriões para pequenos produtores de leite
Por Juana Castro.
O Governo Federal pretende distribuir 300 mil embriões para pequenos produtores de leite em 2026. A informação foi dita pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (23), durante o encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador.
“A gente tem interesse de, ainda este ano, distribuir 300 mil embriões para melhorar a qualidade do rebanho leiteiro dos pequenos produtores rurais brasileiros que vivem da produção de leite. E isso é muito mais rápido do que a inseminação. Vou tentar fazer essa experiência lá em Andradina, em São Paulo”, afirmou. Ele ainda citou o financiamento de agroindústrias, como fábricas de leite em pó.

Lula pontuou que as medidas anunciadas ainda não atendem a todas as demandas do setor, mas disse que pretende se reunir com a coordenação do MST até fevereiro para ver o que pode ser feito.

+ Lula diz que Carta da ONU está sendo rasgada e que Brasil não voltará a ser colônia
Pacote de ações para a reforma agrária
Também no evento, o governo federal anunciou um conjunto de ações para a reforma agrária. As medidas foram detalhadas pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que já havia antecipado, ao longo da semana, a divulgação de um “grande pacote de desapropriações”.
Segundo o ministro, o governo federal comprou sete fazendas localizadas nos estados de São Paulo, Pernambuco, Pará, Bahia, Maranhão e Sergipe. Também foram desapropriadas seis áreas nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e São Paulo.
De acordo com Paulo Teixeira, foram ainda criados 12 assentamentos nos estados do Pará, Goiás, São Paulo, Sergipe e Acre. Todas as áreas serão destinadas à política de reforma agrária.
+ Ministro de Lula celebra em Salvador acordo histórico da reforma agrária
O pacote inclui ainda a assinatura de um novo convênio entre o governo federal e a Caixa Econômica Federal para a construção de 10 mil moradias em assentamentos rurais em todo o país. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão, "o maior da história da reforma agrária" no Brasil, segundo Teixeira.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).