Lula manifesta solidariedade à Venezuela após terremoto e oferece apoio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade à Venezuela após o terremoto que atingiu o país nesta quarta-feira (24)

Por Bruna Castelo Branco.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade à Venezuela após o terremoto que atingiu o país nesta quarta-feira (24). Segundo a agência Reuters, ao menos 164 pessoas morreram em decorrência do tremor.

Em publicação na rede social X, Lula afirmou ter recebido a notícia "com grande preocupação e consternação" e informou que determinou ao Ministério das Relações Exteriores que acompanhe a situação em conjunto com a Embaixada do Brasil em Caracas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade à Venezuela após o terremoto que atingiu o país nesta quarta-feira (24). | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

De acordo com o presidente, o governo brasileiro avalia medidas de assistência que poderão ser adotadas em apoio à população venezuelana.

“Reafirmo nossa determinação em apoiar o governo da presidenta encarregada Delcy Rodríguez na recuperação de áreas afetadas desse país irmão, cujo povo tem dado provas de grande resiliência frente às adversidades”, escreveu.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores também lamentou as perdas causadas pelo terremoto.

“O Brasil expressa solidariedade ao governo e ao povo da Venezuela e deseja pronta recuperação aos feridos”, informou o Itamaraty.

Ainda segundo a pasta, até o momento não há registro de brasileiros entre as vítimas do desastre. Veja vídeo:

“O plantão consular do Itamaraty permanece à disposição para prestar assistência a cidadãos brasileiros em situação de emergência”, acrescentou o comunicado.

O governo brasileiro segue monitorando a situação por meio da embaixada em Caracas e dos canais consulares.

O governo brasileiro segue monitorando a situação por meio da embaixada em Caracas e dos canais consulares. | Foto: Redes Sociais/X

Terremoto no Japão

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a costa nordeste do Japão no dia 20 de abril, levando autoridades a orientarem a população a evitar áreas costeiras devido ao risco de tsunami com ondas de até 3 metros. A informação foi publicada pelo Uol.

Cerca de duas horas após o tremor, ocorrido às 16h52 no horário local (4h52 de Brasília), foram registradas ondas de até 80 cm. Mesmo assim, o alerta para ondas maiores foi mantido em regiões do norte da ilha de Honshu e em Hokkaido.

Ainda de acordo com o Uol, até o momento, não há registro de vítimas ou grandes danos, segundo o porta-voz do governo japonês, Minoru Kihara. Em cidades portuárias como Otsuchi e Kamaishi, que já foram atingidas pelo desastre de 2011, milhares de moradores receberam ordens de evacuação. Serviços de trem-bala foram suspensos e algumas rodovias, fechadas.

A Agência Meteorológica do Japão alertou para a possibilidade de fortes tremores secundários nos próximos dias ou semanas. O sismo atingiu intensidade superior a 5 na escala japonesa, suficiente para dificultar a locomoção e derrubar estruturas frágeis. O epicentro foi no Oceano Pacífico, a 10 km de profundidade.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.